Semana do Meio Ambiente é realizada no Campus Caxias

Por em 19 de junho de 2024

Na segunda-feira, dia 17 de junho, a Semana do Meio Ambiente foi celebrada no Campus Caxias por meio de várias atividades desenvolvidas pela Superintendência de Gestão Ambiental (AGA/Caxias). Alunos e professores participaram, sob a coordenação da professora Deuzuíta dos Santos Freitas, representante da AGA no Campus. O tema da Semana foi “Resíduos Sólidos e Sustentabilidade”. As ações ocorreram no Auditório Leôncio Magno, em algumas salas de aula e na área externa próxima ao auditório.

“A Semana do Meio Ambiente, realizada pela AGA Campus Caxias, tem como objetivo promover uma discussão sobre a gestão dos resíduos sólidos e o impacto no meio ambiente, sensibilizando os alunos de todos os cursos da UEMA para a conservação e preservação do meio ambiente, principalmente sobre o consumo consciente, a redução do consumo (como plásticos) e a gestão correta de todos os resíduos”, explicou a coordenadora do projeto.

“A reutilização e a reciclagem são conceitos importantes para serem disseminados e internalizados pela comunidade acadêmica. Tivemos a participação de alunos dos cursos de Biologia, Química e Física”, destacou a professora.

Pela manhã, o Prof. Dr. João Alberto Soares Porto, do Departamento de Matemática e Física do Campus Caxias, falou sobre experimentos para medição atmosférica e irrigação sem desperdício de água, entre outros pontos.

“Através da Física, temos equipamentos com infinitas aplicabilidades científicas, com possibilidade de reduzir os impactos ambientais. O Arduino é uma pequena placa criada por professores italianos que buscavam uma programação computacional. Ela pode ser programada e podemos criar objetos eletrônicos interativos”, explicou o professor João. Ele fez uma demonstração de como funciona o sensor de álcool a partir do Arduino. Ao soprar nas mãos embebidas em álcool, o sensor era acionado.

“Os projetos de maior impacto do nosso grupo de pesquisa são: a automatização de uma fazenda aqui da região, melhorando o consumo de água, com uso de sensores. Lá havia um desperdício de 40% de água. Outro trabalho é o sensor de aproximação. A Universidade Estadual do Maranhão e o IFMA (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão) de Caxias se uniram para criar viseiras para profissionais de saúde, reduzindo o risco de contaminação durante a pandemia. Nossos projetos têm um organograma”, relatou o professor.

Em seguida, foram exibidos em uma sala diversos vídeos com temática ambiental, para informar e denunciar atitudes que prejudicam o meio ambiente. Os presentes também conheceram o Jardim Sensorial, destinado a despertar os sentidos das pessoas. Algo pouco praticado atualmente, devido à poluição, barulho, falta de tempo e de paciência. Plantas, música, livros, chás e jogos estavam à disposição dos participantes.

À tarde, o assunto “Impacto dos Resíduos e Técnicas para o Descarte Adequado” foi apresentado pelos acadêmicos de Biologia Clévis Freire, Marcelo Silva, Meirylane Thaís e Rita de Kássia. De acordo com eles, o Dia do Meio Ambiente, 5 de junho, foi estabelecido pela ONU em 1972. Entre as consequências do excesso de resíduos sólidos estão os impactos sociais e o fato de metade desses resíduos não ter destino correto, com o Brasil contribuindo para isso em larga escala.

Para Marcelo, “Um simples papel, uma garrafa, contaminam. Isso é sério, prejudica a natureza. Precisamos encorajar ações de reciclagem. Descartamos produtos que poderiam ser reutilizados, sem esperar para amanhã”, acredita.

“Quando uma população é afetada, a taxa de reprodução é reduzida. Estamos terceirizando esse problema”, citou Meirylane.

Por: Emanuel Pereira/Campus Caxias

Fotos: Emanuel Pereira/Campus Caxias