Uema adere à Plataforma Carolina Bori para o reconhecimento de diplomas estrangeiros stricto sensu

Por em 19 de junho de 2024

A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Estadual do Maranhão aderiu ao Sistema Nacional de Reconhecimento de Diplomas Estrangeiros no Brasil – Plataforma Carolina Bori, sistema informatizado criado pelo Ministério da Educação (SESu e CAPES), para reconhecimento de diplomas estrangeiros de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado).

O sistema facilita a gestão e o controle do fluxo dos processos de reconhecimento, além de maior interatividade entre as partes interessadas. Toda a documentação vai tramitar por meio digital.

“A Plataforma Carolina Bori facilitará a articulação de um sistema coordenado para o reconhecimento de títulos e diplomas estrangeiros no Brasil, contribuindo para dar agilidade, transparência, coerência e previsibilidade a esses processos. E, com certeza, fazer parte da Plataforma dará uma visibilidade nacional para a Uema e de certa maneira traz um reconhecimento para os programas de pós-graduação da Universidade”, explicou a Assessora da PPG, Profa. Dra. Sandra Imaculada, que coordena a implantação da Plataforma na Uema.

Ela, ainda, complementou: “em qualquer data o interessado pode dar entrada no sistema para o reconhecimento do seu diploma. Criaremos uma comissão para analisar toda a documentação recebida, dentro dos conformes da Plataforma. E essa avaliação passará, também, pela Comitê de Pós-graduação da Instituição”.

Como fazer

Para solicitar o reconhecimento de diplomas emitidos por instituições estrangeiras, os requerentes devem acessar o portal Carolina Bori. Nele é possível encontrar informações sobre a legislação vigente, as novas regras e informações sobre revalidação de diplomas em outros países.