Uema conquista 1º lugar no Maranhão e 39º no Brasil em compromisso com os ODS

Por em 18 de junho de 2024

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) obteve uma notável distinção no ranking The Impact 2024, destacando-se como a instituição de ensino superior mais comprometida com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Maranhão e no nordeste, com destaque para o 1º lugar em Igualdade e Gênero e Energia Limpa e Sustentável, Fome Zero e Agricultura Sustentável e Parcerias e Meios de Implementação, ocupando a 39ª posição entre as universidades brasileiras e estando entre as 1.500 instituições superiores do mundo. Elaborado pela consultoria britânica Times Higher Education, o ranking avaliou o envolvimento de mais de 2,1 mil universidades de 125 países em iniciativas de impacto social, alinhadas com a Agenda 2030.

Resultados de Excelência

Dos 13 ODS inscritos, a Uema conquistou 1º lugar entre as universidades estaduais do nordeste nos ODS 5 (Igualdade de Gênero) e 7 (Energia Limpa e Acessível), o ODS 2 (Fome Zero e Agricultura Sustentável) e no ODS 17 (Parcerias e Meios de Implementação). Esses resultados refletem o comprometimento da universidade com a implementação dos ODS, destacando-se como uma referência entre as IES brasileiras.

Comprometimento com o Desenvolvimento Sustentável

Os resultados obtidos pela Uema refletem a eficácia de seus projetos e programas voltados para objetivos como a fome zero e agricultura sustentável (ODS 2), a adoção de fontes de energia limpas e acessíveis (ODS 7), a promoção da igualdade de gênero (ODS 5) e o fortalecimento das parcerias globais para o desenvolvimento sustentável (ODS 17), ficando entre as 5 melhores instituições de ensino superior do nordeste e na 39º do País.

Reconhecimento Nacional

Com a 39ª posição entre as 55 instituições de ensino superior participantes do Brasil, a Uema reafirma seu papel de liderança no desenvolvimento sustentável. Esse desempenho é resultado de projetos e pesquisas que visam impactar positivamente a sociedade, abordando temas cruciais como igualdade de gênero, acesso à energia limpa e parcerias para o desenvolvimento sustentável.

Impacto Global e Reconhecimento Nacional

O ranking The Impact, desenvolvido pela Times Higher Education, é uma avaliação criteriosa do grau de envolvimento das universidades em iniciativas de impacto social. Mais de 2,1 mil universidades foram analisadas em relação às suas contribuições para os ODS da Agenda 2030, abrangendo uma ampla gama de áreas essenciais para o desenvolvimento global sustentável.

Diferente dos rankings tradicionais, que buscam sobretudo avaliar a pesquisa e a reputação das universidades, o THE Impact Ranking busca medir o impacto das atividades dessas instituições em áreas como sustentabilidade, igualdade de gênero, ação climática, saúde e bem-estar e as parcerias firmadas para promover o desenvolvimento.

A posição de destaque da Uema a coloca no topo das universidades maranhenses, e como uma referência nacional no comprometimento com os ODS. Esse reconhecimento inspira a continuidade e o fortalecimento das iniciativas voltadas para a sustentabilidade e o desenvolvimento social.

Compromisso com a Agenda 2030

A Uema tem se mostrado um exemplo de dedicação à Agenda 2030 através da Assessoria Especializada na Articulação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS Uema, adotando medidas e implementando projetos que visam promover o desenvolvimento sustentável em diversas áreas. O destaque nos ODS 5 e 7 demonstra o foco da instituição em promover a igualdade de gênero e a sustentabilidade energética, temas de grande relevância para o futuro do planeta.

Perspectivas Futuras

A posição de destaque da Uema no ranking The Impact 2024 demostra o comprometimento na continuidade e no fortalecimento das iniciativas voltadas para os ODS. A universidade segue comprometida em ser um agente de mudança positiva, contribuindo para um futuro sustentável e equitativo.

Metodologia

As métricas do THE estão organizadas ao redor dos 17 ODS. As universidades participantes precisam enviar dados e informações qualitativas e práticas sobre as políticas da Universidade referentes a ao menos quatro desses objetivos, sendo um deles obrigatoriamente o ODS 17 (Parcerias e Meios de Implantação).

A classificação final considera a pontuação da universidade em seus três ODS mais fortes, além do ODS 17. A pontuação geral da universidade é obtida somando-se o desempenho no ODS 17 (que tem peso de 22% do total) às notas mais altas de outros três ODS sobre os quais a universidade forneceu dados (cada um com peso de 26% da pontuação total).

A partir de 2024, o THE Impact Ranking passou a adotar a pontuação média dos últimos dois anos para compor a pontuação do ranking geral, em uma tentativa de diminuir a volatilidade dos resultados.

Acesse aqui os resultados: https://www.timeshighereducation.com/impactrankings

Por: Elitiel Guedes da Assessoria ODS Uema