Turma de Letras do Programa Ensinar reúne representantes de instituições públicas e movimentos sociais para discutir sobre sociedade e educação

Por em 17 de junho de 2024

Alunos de Letras, do Polo Araioses do Programa Ensinar/Uema, realizaram um seminário integrado, com o tema “Sociedade e Educação”, fruto da disciplina Sociologia da Educação, ministrada pelo Prof. Me. Junior Galeno, tendo a participação de representantes de instituições públicas e movimentos sociais.

Durante o evento, foram explanados os seguintes temas: Desigualdade Social; Diversidade Cultural; Cidadania; Bullying na Escola; Corrupção; O Papel da Mulher na Sociedade.

O objetivo foi promover uma reflexão crítica sobre temas integrantes do contexto social e educacional com a participação de instituições e movimentos sociais.

“Esse evento foi pensado e organizado exatamente na perspectiva de integrar todos os setores da sociedade, movimentos sociais, diferentes instituições, para que todos estivessem juntos nesse debate, dentro das questões educacionais. E houve uma mobilização muito positiva por parte dos acadêmicos, uma mobilização também das instituições, que tiveram uma representatividade significativa nesse evento”, explicou o professor.

Ele, ainda, complementou: “Foi um evento que agregou muito para o município, trouxe um debate muito interessante, reflexões importantes. Então, quero parabenizar a todos que se mobilizaram e que puderam contribuir neste evento”.

Par a aluna Lauany Menezes, o Seminário Integrado foi de extrema importância para os alunos iniciantes do curso de Letras. “Além de ser abordado temas de extrema importância dentro da nossa sociedade, abordando diversas esferas, evoluções e conquistas, nos permitiu que tivéssemos a experiência de conduzir os mesmos para alguns profissionais que estavam presentes, onde eles já têm um currículo extremamente rico e conhecimentos válidos em experiências reais dentro do contexto educacional e também, social. Portanto, contribuiu para o nosso amadurecimento enquanto alunos e ampliou nossa visão sobre sociedade e como ela está inserida dentro dos diversos contextos e particularidades”, destacou ela.

A aluna Tatiane Carvalho, ressaltou que o momento foi rico, uma experiência ímpar. “Muito propício à exposição de nossas ideias quanto aos temas, por sinal muito atuais, onde pode-se contribuir para melhorias não apenas no âmbito escolar, mas vários segmentos perante a sociedade. Além das contribuições que tivemos de nossos convidados de honra, os quais também cooperaram ricamente com as temáticas, foi uma experiência ímpar, para mim foi a primeira vez que participei de um seminário integrado e com certeza esse momento ficou marcado pela satisfação e aprendizado”, frisou.

Participaram do evento representantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA); Secretaria Municipal de Educação (SEMED); Fórum Municipal de Educação; Sindicatos; gestores escolares; Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (PROCON); e representantes da Saúde.

Por: Paula Lima