I Semana do Químico da Uema começa hoje (17)

Por em 17 de junho de 2024

A I Semana do Químico da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) promovida pelo Centro Acadêmico do Curso de Química Licenciatura, em alusão ao Dia do Químico, teve início nesta manhã de segunda-feira (17), no auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (Ccsa).

Nesta primeira edição, o evento tem como tema “Conexões químicas: uma jornada de descobertas”, com o objetivo de incentivar a troca de experiências entre os docentes, discentes e demais integrantes do curso de Química da Uema, por meio de palestras e oficinas, além de incentivar a integração entre os discentes do curso e impulsionar profissionais e estudantes no campo do ensino, pesquisa e extensão.

O primeiro dia do evento contou com as palestras do perito judicial e conselheiro do Conselho Regional de Química, Alexssan Moura, sobre a atuação do químico na perícia judicial, seguido pelo docente da Uema, Prof. Péricles Mendes, que palestrou sobre as atribuições do profissional de química. Além das palestras, também ocorreu a entrega de prêmios para os alunos com os melhores coeficientes de rendimento do curso.

“Para nós, é uma grande satisfação receber todas as pessoas que vieram prestigiar este momento e aprender mais sobre a química. Nesses dias de evento, vamos descobrir que existem inúmeras áreas de atuação, seja na indústria ou na perícia criminal, que é o foco do nosso evento de abertura. Além disso, é muito satisfatório ver a quantidade de inscrições tanto nas palestras quanto nas oficinas, o que demonstra para a gente o interesse nessa área”, expressou James Barbosa, um dos alunos organizadores da I Semana do Químico.

O reitor Walter Canales e o vice-reitor da Uema, Paulo Catunda, estiveram presentes na mesa de abertura do evento, e o vice-reitor comentou sobre a importância da área química. “É um dia muito especial para a gente, o Dia do Químico, uma profissão essencial que sustenta diversas outras áreas. O evento é uma oportunidade para nós reconhecermos e celebrarmos essa carreira fundamental. Também gostaria de enviar meus cumprimentos aos químicos e expressar nossa satisfação por este encontro dedicado a valorização do nosso curso”, disse o vice-reitor.

A diretora do curso de Química, Profª. Vera Lúcia Dias, também esteve presente na abertura do evento, e destacou a importância da celebração da profissão, ressaltando que a química é de grande relevância por ser responsável por produtos que revolucionaram o mundo. Além disso, enfatizou que a química desempenha um papel crucial no desenvolvimento tecnológico sustentável e que através dessa ciência, pode-se impactar positivamente o cenário econômico e social do país.

A I Semana do Químico, segue até esta quarta-feira (19) e irá contar com mais oficinas e minicursos. Confira a programação completa no Instagram do Centro Acadêmico de Química Licenciatura.

Por: Karolynne Sodré

Fotos: Rafael Carvalho