CEE-MA entrega Resoluções de Reconhecimento aos primeiros cursos tecnólogos do ProfiTec/Uema

Por em 14 de junho de 2024

Durante uma Sessão Plenária realizada ontem (13) no Conselho Estadual de Educação do Maranhão (CEE-MA), foram entregues as resoluções de reconhecimento dos Cursos Superiores de Tecnologia em Design de Interiores e Gestão da Qualidade, ofertados pela Universidade Estadual do Maranhão, por meio do Programa de Formação Profissional Tecnológica (ProfiTec).

A entrega foi feita pelo presidente do CEE-MA, Geraldo Castro Sobrinho, para as representantes do ProfiTec, a coordenadora do curso tecnólogo de Design de Interiores, Ingrid Braga, e a coordenadora pedagógica do ProfiTec, Maria dos Remédios Serra.

Esses cursos são os primeiros a serem oferecidos pelo programa especial da Uema, desde sua criação, em 2018.

Para o reconhecimento pelo conselho, as comissões realizaram visitas remotas aos campi onde os cursos são ofertados, entre os meses de janeiro e fevereiro deste ano, para avaliar a estrutura física, incluindo salas de aula, laboratórios e biblioteca, além de se reunirem com alunos e professores, que compartilharam suas experiências e opiniões sobre as práticas de ensino e organização do programa.

O Curso Superior de Tecnologia em Design de Interiores foi o primeiro a ser avaliado e  conquistou a nota 4,4, em uma escala de 1,0 a 5,0. Já o CST em Gestão da Qualidade alcançou nota 4,0.

“Reconhecer o curso de Design de Interiores nas cidades de Bacabal, Timon e Codó, assim como o curso de Gestão da Qualidade em Itapecuru-Mirim, Barra do Corda, São Bento e Grajaú é  de grande relevância para o ProfiTec/Uema. Com o reconhecimento, a validação tecnológica chega ao interior do estado do Maranhão, levando a academia para reverberar conhecimento de qualidade em áreas com alta demanda de profissionais nos diversos municípios”, comentou a coordenadora Ingrid Braga.

Em maio deste ano, o curso tecnólogo em Redes de Computadores do ProfiTec também passou pela avaliação do CEE-MA, mas ainda aguarda a publicação da nota.

“Agora temos um atestado da qualidade dos nossos cursos e do compromisso da Uema, por meio do ProfiTec, em contribuir para a ampliação das oportunidades profissionais e inclusão social dos jovens do nosso estado”, pontuou o coordenador geral do ProfiTec, Lúcio Campos.

Sobre o ProfiTec

É um programa especial da Uema que visa promover a inclusão tecnológica de jovens maranhenses, atendendo às demandas específicas do mercado de trabalho nas cidades onde o programa está implantado.

Os cursos tecnólogos do ProfiTec têm aulas exclusivamente aos finais de semana, facilitando o acesso de estudantes que precisam conciliar o estudo de nível superior com outras atividades.

Por Débora Souza