Uema realiza colação de grau no Campus Presidente Dutra

Por em 13 de junho de 2024

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) realizou na noite desta quarta-feira (12), a cerimônia de outorga de grau do Campus Presidente Dutra. A colação conferiu grau aos alunos concludentes em quatro cursos e reuniu, na ocasião, familiares e amigos dos formandos, bem como professores e diretores da Universidade.

A cerimônia de colação conferiu grau aos 31 concludentes dos cursos de Filosofia Licenciatura, Geografia Licenciatura, Letras Licenciatura e Pedagogia Licenciatura.

O orador oficial da noite, que representa todos os concludentes no palanque, o formando Orlando José de Sousa Leite, do curso de Letras Licenciatura, proferiu o seu discurso em forma de poesia rimada aos presentes, emocionando parentes, amigos e professores.

“Devem estar achando estranho eu trazer esse texto rimado.
Mas essa turma é inspiração em cada passo que foi dado.
Em cada verso que componho exponho o mesmo sonho.
Que por nós juntos foi sonhado.
Agradecemos nosso Deus que é o Dono da estrada.
Agradecemos cada um que ajudou na caminhada.
Cada conselho recebido, cada abraço, cada amigo que aqui conosco trilhou.
Foi por causa desses cuidados que fomos impulsionados, e hoje sigo motivado
pra se tornar professor.
Se tivesse uma palavra pra resumir o texto citado, usaria gratidão pra falar com precisão, e por fim muito obrigado.”

Para a entrega da outorga de grau aos alunos, a Pró-reitora de Graduação, a Prof.ᵃ Dr.ᵃ Mônica Piccolo, no ato representando o reitor da Uema, o Prof. Dr. Walter Canales, esteve acompanhada na solenidade do Diretor do Campus de Presidente Dutra, o Prof. Douglas Rodrigues de Sousa.

“Ao longo dos últimos anos, vocês se dedicaram ao estudo de disciplinas diversas, exploraram novos horizontes, expandiram seus conhecimentos e habilidades. Enfrentaram desafios acadêmicos, participaram de atividades extracurriculares e desenvolveram relações significativas com colegas e professores. E hoje, colhem os frutos desse trabalho árduo e dessa intensa determinação. Somente assim poderemos construir um mundo mais justo, seguro e sustentável para as gerações futuras. Ao receberem seus diplomas hoje, vocês não apenas celebram suas conquistas individuais, mas também se tornam parte de uma comunidade maior de profissionais capacitados e comprometidos com o desenvolvimento da nossa sociedade. Vocês têm o potencial e a responsabilidade de fazer a diferença em seus campos de atuação, de contribuir com o avanço do conhecimento e para a construção de um futuro mais justo e sustentável para todos e todas”, finaliza a professora Mônica.

O Diretor do Campus Presidente Dutra, Prof. Douglas Rodrigues de Sousa, também discursou para os concludentes.

“Ao longo desses anos, vocês enfrentaram inúmeros desafios, superaram obstáculos e se dedicaram de corpo e alma ao aprendizado e ao desenvolvimento pessoal e profissional. Hoje, ao ver cada rosto sorridente, tenho a certeza de que o esforço valeu a pena. Vocês não são apenas alunos formados; são cidadãos preparados para fazer a diferença no mundo. Caros formandos, vocês estão saindo da Uema com um diploma nas mãos, mas, mais importante do que isso, estão saindo com a capacidade de transformar o mundo. A educação que receberam aqui não é apenas um conjunto de informações e habilidades técnicas; é uma formação integral que abrange ética, responsabilidade social e um profundo compromisso com a justiça e a igualdade”, enfatiza o professor.

Por: Gabrielle Siebra
Fotos: Alex Nunes