Uema celebra abertura do III Congresso de Geografia da Saúde de Países de Língua Portuguesa

Por em 11 de junho de 2024

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), sedia durante os dias 10 a 13 de junho de 2024, o III Congresso de Geografia da Saúde de Países de Língua Portuguesa, com o tema “GeoSaúde e reestruturação socioespacial: das crises aos desafios futuros”.

A abertura do evento foi realizada no prédio do Curso de Arquitetura da Uema, e contou com a presença de autoridades acadêmicas como o reitor e vice-reitor da Uema, Prof. Dr. Walter Canales e Prof. Dr. Paulo Catunda, assim como a reitora da UemaSul, Luciléa Gonçalves, o Pró-reitor de Extensão e Cultura da Universidade Estadual Paulista, Prof. Raul Borges Guimarães, entre outros convidados presentes.

“Aqui na Uema, temos um compromisso firme com a inovação, a pesquisa e o desenvolvimento de soluções que contribuam para o bem-estar da sociedade. A realização deste congresso em nossa instituição é uma prova desse compromisso e do nosso desejo de estar na vanguarda dos debates e das iniciativas que visam melhorar a qualidade de vida de nossas populações”, comenta o Prof. Dr. Walter Canales.

A primeira edição aconteceu em 2014, na cidade de Coimbra, Portugal, com o tema “A Geografia da Saúde no cruzamento dos saberes”. O congresso teve a adesão de inúmeros brasileiros e nove pesquisadores de instituições diversas palestrando.

A edição de 2024 busca com a temática discutir assuntos importantes não só no âmbito da geografia, como também nas demais ciências afins sobre políticas públicas e planejamento dos territórios, desigualdades e vulnerabilidades socioespaciais, vulnerabilidade climática e riscos ambientais, uso de geotecnologias na saúde e a saúde indígena e das comunidades tradicionais.

A abertura do evento contou com a palestra do Prof. Paulo Nuno da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC), com o tema “Espaços de riscos: vulnerabilidades em saúde e suas territorialidades”.

Para o organizador do evento, o Prof. Dr. José Sampaio de Mattos Junior, professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioespacial e Regional e professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual do Maranhão nível mestrado, enfatizou a importância do evento para a instituição.

“Para nós, é importante estar aqui nesse momento, pois esta articulação institucional demonstra o crescimento da geografia da saúde dentro da Universidade Estadual do Maranhão. Já temos grandes referências a nível nacional e regional e trazer para São Luís é incorporar novas regiões dentro da discussão sobre Geosaúde, mas, também demonstrar a importância da Geografia com as demais áreas na articulação institucional. Para nós, estarmos sediando um evento de grande porte é fortalecer nossa instituição em pesquisa, enquanto grupo de estudos”, comenta.

O evento se estende até o dia 13 de junho, com uma programação repleta de palestras, mesas-redondas, oficinas, seminários, apresentações de trabalho, entre outras atividades.

Por: Gabrielle Siebra

Fotos: Rafael Carvalho