Alunos de Letras do Programa Ensinar produzem poesia de cordel em homenagem aos 89 anos da cidade

Por em 10 de junho de 2024

Os alunos do 4º período do curso de Letras, Polo Carutapera do Programa Ensinar/Uema, produziram uma poesia de cordel em homenagem aos 89 anos da cidade. O produto foi fruto da disciplina Didática, ministrada pela Profa. Dra. Maria de Fátima Sousa Silva, dentro da aula prática “Literatura de Cordel: Valores culturais e identidade local”.

O objetivo da atividade foi reconhecer o cordel como uma manifestação da cultura popular brasileira e desenvolver o interesse pela leitura e escrita a partir da literatura de cordel. Além disso, contribuir para a construção de texto, a partir da criação de verso em cordel e valorizar a literatura de cordel demonstrando sua importância.

“Interessante falar da literatura de cordel, tendo em vista que a cidade é contemplada por alguns cordelistas que por sua vez escrevem cordéis de diversas temáticas, inclusive sobre Carutapera. Vale ressaltar que o período da realização da atividade, estava próximo ao aniversário da cidade. Desta forma, foi relevante trabalhar a temática em sala de aula, haja vista que, além de demonstrar a importância do cordel como componente essencial da literatura brasileira, foi oportuno também enaltecer os cordelistas da terra e a cidade pelos seus 89 anos”, explicou a professora.

Ainda de acordo com a professora, é importante que o docente pense e efetive estratégias que instigue, motive e provoque engajamento nos alunos, para que estes desenvolvam as competências e habilidades que contemplem a aprendizagem. “Sempre que ministro a disciplina Didática realizo atividades práticas para consolidar as estratégias de ensino e a fundamentação teórica estudada no decorrer da disciplina, pois como nos alerta Paulo Freire, é necessário unir prática e teoria para termos a práxis. E foi isso que os acadêmicos conseguiram realizar com esta e as demais atividades realizadas por toda turma do curso de Letras do polo Carutapera. Ressalto ainda, que são excelentes alunos, muitos dedicados e determinados a realizarem ao que a eles são propostos. PARABÉNS. E viva o PROGRAMA ENSINAR/UEMA”, disse a professora.

Ela, ainda, complementou: “foi perceptível o engajamento da turma com a temática, logo compartilharam a leitura de um cordel como produto produzido por cada grupo, cujo título se relacionava com o cordel: MINHA LINDA CARUTAPERA, em homenagem a seus 89 anos”.

Para a aluna Girlene Martins, “foi muito relevante para nós, tivemos um momento de socialização, onde tivemos que ler os poemas feitos, e foi muito especial também, pois vemos que cada um demonstrou ter um sentimento pela nossa cidade, além disso tivemos acesso ao acervo das literaturas de cordéis dos autores locais e da região, e, assim, fortalecer a importância desse valor cultural”.

De acordo com a aluna Érika Cristina, “a micro aula proposta pelos colegas foi muito proveitosa, já que construir esse poema na ocasião do aniversário da cidade permitiu que cada equipe expressasse um pouco da história, cultura e beleza da cidade”.

O Coordenador do Polo Carutapera, Jose Amiraldo Maia, destacou que “a atividade sugerida como instrumento avaliativo, evidencia a importância de sair da ideia de avaliação tradicional e exercita a criatividade dos acadêmicos, na construção de novas possibilidades, e demonstra o conhecimento que foi absorvido, no desenvolvimento da disciplina”.

Por: Paula Lima