Graduação da Uema: Tempo de mudanças

Por em 13 de junho de 2024

A Universidade Estadual do Maranhão, em seus vinte campi, oferece à sociedade maranhense 47 cursos de graduação regulares e presenciais, em todos as áreas de conhecimento, definidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Titulamos, entre 2019 e 2023, 12.122 alunos, o que demonstra a capacidade de intervenção social da Uema. Todavia, desde 2023, teve início um intenso processo de avaliação de todos os cursos de graduação, em busca de melhor aderência às demandas da sociedade, não só nos municípios em que há campus da Uema, como também no seu entorno.

Nessa nova linha de orientação, no ano de 2023 deu-se a criação de quatro novos cursos de graduação: Psicologia, no campus de Coroatá; Fisioterapia, no campus de Itapecuru Mirim; Meteorologia e Medicina, no campus Paulo VI, em São Luís. Todos os cursos aprovados estão em consonância com as demandas presentes nos municípios há tempos, e terão suas primeiras turmas a partir de setembro de 2024.

Ao lado dos novos cursos, a Pró-Reitoria de Graduação vem desenvolvendo outras ações no sentido de consolidar o papel inclusivo da Universidade Estadual do Maranhão. No final de 2023 foi aprovado, pelos Órgãos Superiores da Universidade, o Programa Especial para Pessoas Privadas de Liberdade. Voltado, em sua primeira turma, para mulheres em situação de privação de liberdade, lotadas no Sistema Prisional do Estado do Maranhão, e que já tenham concluído o ensino médio, o Programa terá início em setembro de 2024, com o curso de Serviço Social.

Ainda em 2024, a Pró-Reitoria de Graduação tem conduzido, em estreita parceria com os diretores dos campi do interior, a implementação de novos cursos, como Direito, Enfermagem, Psicologia e Tecnólogo em Agropecuária,  que já estarão com vagas disponibilizadas no PAES que será realizado no final do ano. São cursos que foram escolhidos a partir do levantamento das demandas dos municípios, na interface com o perfil socioeconômico de cada localidade, e que terão profundo impacto no processo de desenvolvimento do estado.

Muito ainda temos a fazer. Mas, o que o ano de 2023 e 2024 já demonstram é que a Universidade Estadual do Maranhão vem atuando de forma decisiva para que possamos, cada vez mais, construir uma educação pública, gratuita e de qualidade, que a população do Maranhão necessita e, principalmente, merece.

Por: Prof. Drª Monica Piccolo, Pró-Reitora de Graduação