Uema e FMRB firmam parceria para curso de Pós-Graduação em Museologia

Por em 10 de junho de 2024

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) e a Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB) celebraram na última sexta-feira (07), um marco significativo para a educação e preservação do patrimônio cultural brasileiro. Foi assinado o Acordo de Cooperação que viabiliza a oferta do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Museologia, na modalidade à distância.

O evento de assinatura abre novas perspectivas para estudantes e profissionais interessados em aprofundar seus conhecimentos na área da Museologia, um campo que se destaca pela sua relevância na preservação e divulgação da memória nacional.

Com a parceria entre a Uema e a FMRB, o curso de Pós-Graduação em Museologia se torna acessível a um público mais amplo, eliminando as barreiras geográficas e possibilitando que interessados de todo o país tenham acesso a uma formação de qualidade nessa área tão importante para a cultura e história do Brasil.

“Estamos confiantes de que esta parceria abrirá novas oportunidades para pesquisas interdisciplinares, fomentará o intercâmbio acadêmico e fortalecerá os laços entre a academia e as instituições culturais. Além disso, contribuirá para o desenvolvimento socioeconômico do nosso estado, ao formar profissionais que atuarão na gestão e preservação do nosso rico patrimônio cultural”, enfatiza o reitor da Uema, Prof. Dr. Walter Canales.

Para o presidente da FMRB, o Dr. Kécio da Silva Rabelo, o curso visa preparar os futuros estudantes para os desafios do mercado de trabalho em museologia no estado. “A união de forças entre a Uema e a FMRB permitirá a construção de um programa de ensino robusto, alinhado às melhores práticas internacionais e às necessidades locais. Este curso oferecerá uma formação abrangente, que integrará teoria e prática, preparando nossos alunos para os desafios contemporâneos da museologia”, comenta.

O curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Museologia é uma oportunidade para aqueles que buscam se especializar em um campo em constante evolução, onde a preservação e gestão do patrimônio cultural ganham cada vez mais relevância. A parceria entre a Uema e a FMRB representa um compromisso conjunto com a educação e a valorização da memória brasileira, reafirmando o papel das instituições de ensino superior e das organizações dedicadas à preservação do patrimônio histórico e cultural do país.

Por: Ascom/Uema

Fotos: Rafael Carvalho