Uema contribui para certificação em fazenda no município de Colinas

Por em 11 de junho de 2024

Na busca por melhores práticas na agropecuária maranhense, a Universidade Estadual do Maranhão (Uema) contribuiu de forma significativa para a entrega da certificação de propriedade livre de brucelose e tuberculose à Fazenda Tamboril RN Leitaria Ltda, localizada no município de Colinas. A conquista representa um marco no cenário rural do estado, sendo a primeira propriedade a receber reconhecimento pela Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged-MA), após o cumprimento do regulamento técnico do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose.

Essa importante etapa foi possibilitada pelo trabalho dedicado e especializado da equipe da Uema, que desempenhou um papel necessário nos diagnósticos e coletas de controle. O professor Hamilton Pereira Santos, do curso de veterinária da Uema, médico habilitado do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose (PNCEBT) no Maranhão, liderou os esforços nesse sentido.

Sob a coordenação do Prof. Hamilton, a equipe, composta pelo Prof. Helder de Moraes Pereira juntamente com alunos de graduação e pós-graduação da Uema, realizou com precisão as atividades de coleta e diagnóstico, garantindo a conformidade com os padrões estabelecidos pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), de acordo com a Instrução Normativa n.º 010 de março de 2017.

O evento de entrega da certificação, realizado na sede da Aged, contou com a presença de autoridades do setor agropecuário maranhense, incluindo o presidente da Aged-MA, Cauê Aragão; o Superintendente da Superintendência de Agricultura e Pecuária do Estado do Maranhão, Wellington Reis Sousa; representando a Uema, o professor Porfírio Guerra, além do veterinário da Fazenda Tamboril, Romão Neto e o Sr. Marcos Brandão, do Grupo Brandão.

Questionados sobre a importância e quais benefícios esta certificação traz para a Uema, os professores Hamilton e Helder declararam: “É muito importante pois foi a primeira no Maranhão, atestando a qualidade dos animais e dos produtos (leite e derivados) produzidos por estes animais. Sem contar, na importância sanitária para o estado. Uma vez que, outras propriedades possam realizar o mesmo procedimento.
A brucelose e tuberculose são enfermidades consideradas zoonoses, ou seja, pode ser transmitidas para o homem”.

“A Uema ganha relevância e credibilidade para conduzir todo o processo de certificação no que diz respeito ao diagnóstico dos animais. Sem contar na acreditação dos nossos laboratórios e competência dos professores que conduziram o processo”.

A certificação da Fazenda Tamboril RN Leitaria Ltda como propriedade livre de brucelose e tuberculose não apenas fortalece a segurança alimentar e a saúde do rebanho, mas também ressalta o compromisso do Maranhão com o desenvolvimento sustentável e a excelência na produção agropecuária.

Por: Caio Marcos