Direção de Ciências Biológicas do Programa Ensinar visita polos para dialogar com coordenação e alunos sobre laboratórios, materiais e demandas do curso

Por em 4 de junho de 2024

Polo Santa Luzia do Paruá

O Diretor do Curso de Ciências Biológicas do Programa Ensinar de Formação de Professores da Universidade Estadual do Maranhão, Prof. Jackson Ronie Sá da Silva, juntamente com a química responsável pelos laboratórios do Ensinar, Profa. Wilma Carvalho, estão visitando os 14 polos, que ofertam o curso. As primeiras cidades foram: Santa Luzia do Paruá, Santa Inês e Arari.

As visitas têm os seguintes objetivos: conhecer os polos e interagir com a coordenação e os estudantes realizando a escuta institucional sobre o curso; avaliar os espaços físicos para as montagens dos laboratórios de ensino de Biologia; entregar materiais de laboratório específicos das aulas de ciências biológicas (microscópio, vidarias, modelos didáticos e equipamentos rotineiros de aulas de laboratório); entregar livros universitários da área de Biologia e Didática para compor a biblioteca setorial; e discutir sobre outros assuntos que surgirem nas visitas técnicas relacionadas ao curso.

“O currículo do Curso de Ciências Biológicas Licenciatura apresenta uma dimensão de atividades práticas que precisam ser desenvolvidas pelos docentes para que os objetos de conhecimento se tornem inteligíveis e possam, por meio de didáticas laboratoriais apropriadas, fazer sentido para os estudantes no processo de formação inicial como professores de Ciências e de Biologia. Estou visitando todos os polos e entregando aos coordenadores materiais de aulas práticas laboratoriais, a serem utilizados a partir de planejamento prévio dos docentes. Além disso, estamos montando as bibliotecas de Ciências Biológicas (livros da área de Biologia e Didática) para que os estudantes possam ter acesso às principais obras universitárias das Ciências Biológicas”, explicou o Diretor.

Polo Santa Inês

De acordo com a Profa. Wilma Carvalho, as visitas técnicas são para orientar e sanar as dúvidas referente aos laboratórios do programa, com foco na importância de uma pratica laboratorial para a compreensão da produção de conhecimento científico. “Importante destacar que a experimentação no ensino de ciências, seja ela na área da biologia, química, física, pode ser realizada até em sala de aula ou até mesmo fora da mesma, o essencial é que os alunos compreendam a importância e o uso das aulas práticas como um todo, pois contribuem com o desenvolvimento do ensino aprendizado para cada indivíduo, auxiliando-o na aquisição de novos conhecimentos”, frisou.

A Coordenadora do Polo Santa Luzia do Paruá, Maria Neide de Sousa Gomes, destacou que a visita da coordenação foi muito importante, uma vez que tanto a coordenação de polo, quanto os discentes se sentem amparados, além de estreitar laços com   Universidade. “Tivemos momentos de diálogo sobre demanda do curso e recebimento de materiais de laboratório e livros acadêmicos. Agradecemos imensamente a Coordenação Geral e Coordenação de curso pelo zelo e cuidado com os alunos do Programa Ensinar”, ressaltou ela.

Cada polo será avisado previamente sobre a data da visita, por meio de comunicado das secretárias do curso por e-mail e WhatsApp.

Polo Arari

Por: Paula Lima/Ensinar