Geografia Urbana é destaque em aula de campo

Por em 3 de junho de 2024

Alunos do Curso de Geografia do Polo Presidente Médici, do Programa Ensinar de Formação de Professores da Universidade Estadual do Maranhão, focaram na Geografia Urbana durante passeio pela cidade. Eles, ainda, visitaram o povoado mais populoso do município, chamado Abaixadinho. Uma iniciativa do professor Fábio José da Silva Nascimento, que ministra a disciplina.

A experiência permitiu que os alunos identificassem in loco semelhanças e diferenças ocorridas no processo de urbanização das duas áreas, marcadas por vestígios do passado (rugosidades) e por intervenções urbanísticas recentes.

“Eles observaram as condições precárias de bairros sem pavimentação, esgoto tratado, dentre outros problemas típicos de aglomerados subnormais (favelas). Essa situação contrasta com a presença de casas de alto padrão no município, em geral pertencentes a grandes proprietários rurais da região”, explicou o professor.

Para a aluna Fernanda Costa dos Santos, colocar em prática o aprendizado sobre Geografia Urbana foi uma experiência incrível. “Ao fazer essa aplicação dos conhecimentos da Geografia Urbana na prática foi possível obter uma visão mais aprofundada e crítica sobre as transformações que ocorrem nas cidades, como o crescimento demográfico a expansão Urbana e a segregação socioespacial a gentrificação e degradação ambiental, entre outros aspectos. Também foi possível identificar os impactos desses processos na qualidade de vida da população, no meio ambiente e na organização do espaço urbano”, destacou ela.

Ela, ainda, complementou: “além disso, a prática da geografia urbana também permitiu a elaboração de propostas e soluções para desafios urbanos, essa experiência foi enriquecedora e desafiadora pois envolveu o contato direto com a realidade Urbana. Lembrando que a prática é fundamental para consolidar e aprofundar o conhecimento adquirido em sala de aula. Ao aplicar conceitos de geografia urbana, na prática, podemos desenvolver uma compreensão mais sólida e significativa sobre o funcionamento e a dinâmica das cidades”.

Por: Paula Lima/Ensinar