PPG realiza últimas apresentações das pesquisas do Programa Primeiros Passos na Ciência

Por em 29 de maio de 2024

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Estadual do Maranhão realizou, nesta semana, as últimas apresentações das pesquisas beneficiadas pelo Programa Primeiros Passos na Ciência.

As apresentações, que aconteceram nos meses de fevereiro, março, abril e maio, são da primeira edição do Programa, na qual foram selecionados 58 bolsistas.

“Gostaria de destacar, primeiramente, que ficou claro que na maioria dos casos o que faltava para a pesquisa chegar ao interior era oportunidade, uma vez que a grande maioria dos professores são seletivados. Então, o programa levou oportunidade para eles. Outro ponto positivo é a qualidade dos trabalhos. Todas as bancas teceram elogios pelo nível das pesquisas, levando em consideração o pouco tempo para cada pesquisa, 6 meses, e sendo que para a maioria foi a primeira vez como pesquisador. E, por último, muitos professores efetivos contribuíram de maneira grandiosa, muitos trouxeram os selecionados para suas áreas de pesquisa e ajudaram na condução do projeto. Tudo foi muito gratificante e esperamos continuar com essa qualidade”, disse a Coordenadora do Programa Primeiros Passos na Ciência, Profa.Sandra Imaculada.

O bolsista Francisco  Wilgue da Cruz Ferreira, do curso de Letras, Campus Colinas, fez parte do Programa com a pesquisa “Maria Firmina dos Reis: figurações femininas em jornais do Maranhão”. Para ele a experiência foi única. “O aprendizado foi mútuo,  ver que outras pessoas ficaram felizes em ver o desenvolvimento da pesquisa é gratificante. E ter essa troca de conhecimento também é muito importante,  vendo onde precisa melhorar,  os pontos que precisam ser abordados. Tudo isso é um aprendizado que levarei adiante em outros trabalhos e pesquisas”, destacou.

Ele, ainda, frisou a importância do Programa: “O programa para mim foi muito importante, foi o meu primeiro contato com a pesquisa e me senti muito feliz por fazer parte desse projeto,  pesquisando e aprendendo e contribuindo com a minha pesquisa. Poder estar pesquisando e dividindo essa experiência com outros pesquisadores foi um momento único, que guardarei sempre na memória”.

Para a Profa.Márcia Pinheiro, orientadora do aluno Francisco, o Programa Primeiros Passos na Ciência é uma oportunidade singular. “Especialmente por eu ser uma mulher, no Norte do país que está no interior do Maranhão, fazendo pesquisas sobre literatura e gênero. Se atrela a isso, o fato de ser oportunizado aos professores substitutos fazerem pesquisa e consolidarem sua trajetória na pesquisa. O que é mais relevante, por fim, é o fato dos discentes começarem a entender como é feita a pesquisa em nosso país”, ressaltou a professora.

Inscrições abertas

A segunda edição do Programa Primeiros Passos na Ciência está com inscrições abertas até o dia 31 de julho. Conforme o edital, apenas o orientador participará do processo seletivo. A indicação do bolsista ocorrerá após a divulgação do resultado final da seleção. Cada orientador poderá submeter apenas uma inscrição por matrícula.

Serão oferecidas 58 bolsas pagas pela Uema, no valor mensal de R$ 700,00 cada. É importante ressaltar que apenas projetos e planos aprovados poderão receber bolsa. A vigência da bolsa será de 6 (seis) meses.

Acesse o edital AQUI.

Participe!