Colação de Grau em Balsas gradua 77 formandos

Por em 29 de maio de 2024

Foi realizada na noite desta terça-feira (28), a cerimônia de colação de grau no Campus Balsas da Universidade Estadual do Maranhão (Uema). Setenta e sete formandos receberam a outorga de grau durante a cerimônia. A outorga foi concedida aos formandos dos cursos de Administração Pública, Agronomia Bacharelado, Enfermagem Bacharelado, Física Licenciatura, Geografia Licenciatura, História Licenciatura, Letras Licenciatura, Matemática Licenciatura, Música Licenciatura e Pedagogia Licenciatura.

A pró-reitora de Graduação, Monica Piccolo, que na oportunidade representou o reitor Walter Canales, destacou “Hoje a Uema coloca de forma importante 77 profissionais que vão poder atuar diretamente na cidade de Balsas, aptas a serem inseridos no mercado de trabalho e espero profundamente que o crescimento econômico desta cidade possa abrir caminhos para vocês. Meus sinceros parabéns, vocês se mantiveram firmes e conseguiram encerrar esse ciclo, tiveram força e perseverança para chegar ao dia de hoje. Agora é a busca pelo emprego, pela melhor qualidade de vida, é a busca pelo reconhecimento de anos de esforços, espero que a Uema tenha contribuído para a trajetória de vocês, então lembrem-se que vocês são fruto de uma Universidade pública e de qualidade”.

A concludente Sandra Martins Sousa Brandão, do Curso de Pedagogia, foi a oradora oficial dos formandos e pontuou: “Hoje é uma noite que ficará eternamente gravada em nossos corações. Os percursos que iniciamos há alguns anos com muitos desafios e recheados de descobertas incríveis chegaram ao término de mais um ciclo, e, é impossível deixar de sentir uma explosão de emoções nesse momento. Destaco que o nosso trabalho, a partir de agora, não se deve resumir apenas em ganhar um salário e sim em desenvolvermos a solidariedade um com os outros e trabalharmos para fazer um mundo mais junto e humano. Lembrem-se que somos capazes de alcançar grandes feitos. Portanto, todas as lições que tivemos nos moldaram e nos transformaram em pessoas mais maduras e mais fortes”.

Segundo a paraninfa, professora Lourimara Farias Barros Alves, do Curso de Matemática, “Permitam-me expressar minha profunda admiração pelo trabalho incansável de todos os envolvidos na jornada educacional desses formandos, cujo empenho e dedicação culminaram nesse momento de celebração. Aos estimados formandos, protagonistas desta noite memorável, é com imenso respeito e reconhecimento que os saúdo, pois são vocês que personificam o compromisso com a excelência acadêmica e o potencial transformador do conhecimento. Sabemos que essa cerimônia marca não apenas o fim de uma etapa, mas o início de uma jornada repleta de promessas e possibilidades. Que vocês levem consigo não apenas o conhecimento adquirido em sala de aula, mas também os valores éticos, a paixão pelo saber e o compromisso com um mundo melhor. Que a vida lhes reserve grandes realizações e que vocês sempre encontrem inspiração nos ensinamentos que receberam aqui”.

Para a diretora do Campus Balsas, Maria Célia Dias de Castro, “Sinto-me muito honrada por representar o Campus Balsas nesta solenidade de Colação de Grau. Neste momento, a Uema orgulha-se de vocês e reinicia tudo em um novo recomeçar para ser a Uema que gostaria de ser sempre e mais. Esta solenidade festiva reflete, portanto, o que juntos fizemos, o compartilhamento de nosso aprendizado, de nossas experiências. Certamente, cada professor, cada servidor desta Universidade contribui para que possam construir uma sociedade nova, uma Balsas mais desenvolvida, mais solidária, maior e muito melhor. Parabéns, queridos formandos de 2024, ano das Bodas de Pérola da Uema Campus Balsas! Que tenhamos a liquidez da humildade, a solidez da verdade e da autonomia e a fluidez da liberdade”.

Ao final da cerimônia, como forma de destaque e reconhecimento pelo desempenho durante a graduação, a Uema torna pública a valorização do seu corpo discente e com isso, instituiu, por meio da resolução do Conselho Universitário, o título de Mérito Acadêmico. Este título é concedido aos alunos que alcançaram maior coeficiente de rendimento ao longo do seu curso de graduação.

Lista dos formandos que receberam o Mérito Acadêmico:

Enfermagem Bacharelado: Dayane de Sá Silva
Matemática Licenciatura: Eduardo Silva Feitosa