Alunos de Geografia do Programa Ensinar visitam fábrica de cerâmica

Por em 28 de maio de 2024

Alunos do Curso de Geografia do Polo Coroatá visitaram, no último final de semana, a fábrica de Cerâmica Maçaranduba, localizada no município. A iniciativa fez parte da disciplina Geografia Econômica, ministrada pelo Prof. Me. Erielson Miranda Pereira.

O objetivo foi articular o conhecimento científico da Geografia Econômica esclarecendo aos alunos a dimensão geográfica presente nos setores da economia no município de Coroatá/MA a partir da produção de tijolos, acompanhando desde a extração da matéria prima (setor primário), produção dos tijolos (setor secundário) e comercialização (setor terciário).

Os alunos foram orientados a acompanhar todo o processo de produção de tijolos seguidos pelo professor da disciplina e supervisor do local. Entre as execuções das atividades propostas para os estudos sobre Geografia Econômica inclui a produção de fluxogramas com elementos que retratam a economia local.

“Visto que no dia 25/05 foi comemorado o Dia da Indústria no Brasil e o setor industrial é um dos objetos de estudo e discussão na disciplina de Geografia Econômica, a visita à Cerâmica Maçaranduba foi uma oportunidade dos alunos do curso de Geografia compreender de forma prática o processo de produção e relações de trabalho dos atores envolvidos neste importante setor da economia local”, disse o professor.

Para o aluno Valmir de Carvalho Júnior, “a aula de campo proporcionou aos alunos uma compreensão prática da geografia econômica, permitindo observar como as atividades econômicas se distribuem e influenciam a paisagem e a vida das comunidades locais”.

Por: Paula Lima