Professor da Uema é contemplado com a bolsa do programa Fulbright

Por em 27 de maio de 2024

O Prof. Dr. José Leonardo Annuziato Ruivo, do Departamento de Letras e Pedagogia da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), campus Santa Inês, foi aprovado no edital Fulbright Junior Faculty Member Award, para realizar atividades de pesquisa na Northwestern University, localizada na cidade de Evanston, no estado de Illinois, Estados Unidos.

Para participar do processo seletivo, o Professor submeteu o projeto “The Value of Epistemic Authority in Education”, que faz uma investigação filosófica para proporcionar uma melhor compreensão do conceito de autoridade epistêmica dos professores e do seu valor educacional. A seleção ocorreu a nível nacional, abrangendo todas as áreas do conhecimento, e concedendo dez bolsas no total.

A estadia do Professor está prevista para começar em fevereiro, com duração de quatro meses, até o final de maio. Durante este período, ele terá a oportunidade de aprofundar seu conhecimento e desempenhar atividades de pesquisa na Northwestern University, sob a orientação da Professora Jennifer Lackey. Ele, inclusive, já havia frequentado a Northwestern entre 2015 e 2016, através do Programa de Doutorado-sanduíche no Exterior, da CAPES.

Para os futuros candidatos, ele destaca a importância de conhecer bem o programa Fulbright e já ter todos os documentos prontos quando a chamada for aberta. Além disso, é essencial já ter uma ideia clara do projeto de pesquisa a ser desenvolvido.

Saiba mais sobre o trabalho do Professor Leonardo Ruivo através do seu grupo de pesquisa “Epistemologia e Educação” clicando aqui.

Sobre o programa de bolsas Fulbright

O Programa de Intercâmbio Educacional e Cultural do Governo dos EUA, criado em 1946 pelo Senador J. William Fulbright, visa ampliar o entendimento entre os EUA e outros países. Desde sua criação, já concedeu mais de 370 mil bolsas para estudos, pesquisas e ensino a cidadãos de mais de 150 países. No Brasil, o programa começou em 1957, administrado pela Comissão Fulbright, e já beneficiou mais de 4.900 brasileiros e trouxe quase 3.400 norte-americanos ao Brasil. As bolsas são destinadas a estudantes de pós-graduação, professores e pesquisadores comprometidos em fazer a diferença em suas comunidades. Acesse o site e fique atento as novas chamadas clicando aqui.

Por: Lucas Corrêa – SRI/Uema