Uema realiza o primeiro dia da 10ª Mostra de Profissões no Campus Paulo VI com a participação de 6 mil estudantes

Por em 21 de maio de 2024

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio da Pró-Reitoria de Graduação (Prog), deu início hoje ao primeiro dia da 10ª edição da Mostra de Profissões, com o tema “Construa seu Futuro”. O evento, realizado no Campus Paulo VI, contou com a participação de 6 mil estudantes do ensino médio, que tiveram a oportunidade de explorar as diversas opções de cursos de graduação oferecidos pela instituição.

As atividades começaram às 8h no Ginásio da Uema, onde os alunos foram recepcionados. Em seguida, participaram de uma série de visitas monitoradas aos cursos e laboratórios da universidade. A programação deste ano incluiu apresentações de projetos e programas, palestras e momentos de confraternização, com sorteios de brindes aos participantes.

Durante a abertura do evento, o vice-reitor da Uema, Paulo Catunda, incentivou os estudantes a aproveitarem ao máximo a oportunidade: “Aproveitem essa oportunidade, conheçam os cursos, que contribuirão para a tomada de decisão de vocês na escolha das profissões. Venham para a nossa Universidade, que está de braços abertos para recebê-los, para que futuramente possam entrar no mercado de trabalho com uma formação de alta qualidade”.

A Pró-Reitora de Graduação, professora Monica Piccolo, destacou a importância da Mostra como um evento para os estudantes conhecerem as várias possibilidades de futuro que a Uema oferece. “Esse evento foi organizado para que vocês possam conhecer os 26 cursos que temos aqui no Campus Paulo VI. É um prazer muito grande receber vocês e mostrar o que fazemos de melhor. A Uema se torna uma vitrine, abrindo suas portas para apresentar seus cursos e contribuir para a escolha da profissão de cada um”, afirmou.

Adelaide Diniz, Superintendente de Gestão de Ensino e Desenvolvimento da Aprendizagem da SEDUC/MA, ressaltou o papel central dos estudantes no trabalho educacional. “Hoje estamos diante dos estudantes que são a razão do nosso trabalho. Esta Mostra é de grande importância para a construção do futuro desses alunos, ajudando-os a definir interesses e motivando-os a tomar decisões bem informadas. Desejo sucesso para todos vocês”, disse Adelaide Diniz.

Ao longo do dia, os participantes puderam conhecer mais sobre os Programas Especiais da Uema, o Núcleo de Tecnologias para Educação, a Superintendência de Gestão Ambiental, o Núcleo de Acessibilidade e o Vestibular (Paes 2025). Essas interações permitiram que os estudantes esclarecessem dúvidas e obtivessem informações detalhadas sobre o processo seletivo e as oportunidades oferecidas pela universidade.

O evento foi direcionado principalmente aos estudantes do 3º ano do ensino médio de escolas públicas e privadas, além de professores e responsáveis que acompanharam os alunos. A Mostra de Profissões da Uema tem como principal objetivo orientar os estudantes em suas escolhas profissionais e informá-los sobre as perspectivas de carreira no mercado de trabalho.

Amanhã, 22 de maio, a Mostra de Profissões continuará nos prédios localizados no Centro Histórico de São Luís, apenas no turno da manhã. A Uema espera que esta segunda parte do evento seja igualmente enriquecedora e inspiradora para os estudantes.

A 10ª Mostra de Profissões “Construa seu Futuro” é uma oportunidade valiosa para os jovens maranhenses explorarem suas opções educacionais e profissionais, além de estabelecerem contatos importantes com a comunidade acadêmica da Uema. Este evento reflete o compromisso da universidade em promover o desenvolvimento humano e acadêmico, oferecendo uma formação de alta qualidade e preparando os futuros profissionais para o mercado de trabalho.

Por: Karla Almeida

Fotos: Rafael Carvalho