Proexae dá início ao projeto extensionista “UemAção – Operação Cajapió” e visita o município

Por em 21 de maio de 2024

Na última quinta-feira (16), gestores da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (Proexae) da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) e do 24º Batalhão de Infantaria de Selva (24º BIS) realizaram uma reunião com governantes do município de Cajapió para o projeto UemAção – Operação Cajapió. Representando a Proexae, estavam a Pró-Reitora, Profa. Ilka Serra, o Coordenador de Extensão, Prof. Thiago Anchieta, e a Coordenadora de Assuntos Estudantis, Profa. Camila Magalhães; e representando o 24º BIS, o capitão Antônio Costa. A reunião foi realizada junto ao prefeito de Cajapió, Dr. Marcone Pinheiro, o Secretário do Meio Ambiente, João de Jesus, a Secretária de Saúde, Wend Jéssica, o Secretário de Educação, Ângelo Evagelista e a Chefe de Gabinete, Marinalva Pedrosa.

Esta operação é uma ação extensionista cujo desenvolvimento criará oportunidades para os estudantes, aproximando-os da realidade do município.

Nessa operação, serão realizadas atividades multidisciplinares com base em projetos elaborados por uma equipe multidisciplinar composta por docentes e discentes nas áreas de educação, saúde e meio ambiente.

“A Reunião teve como objetivo visitar o município onde será realizado o piloto do projeto UemAção, este é a união de vários projetos de extensão a serem desenvolvidos. Nesta visita foi apresentado o projeto ao prefeito e a equipe de gestão de Cajapió, com o intuito de realizar uma parceria para o projeto”, afirma a Pró-Reitora de Extensão e Assuntos Estudantis, Profa. Ilka Serra.

Dessa maneira, a Operação Cajapió tem por objetivo principal possibilitar ao estudante universitário a realização de um trabalho extensionista voluntário em benefício de comunidades em situação de vulnerabilidade, de forma que essa ação possa lhe proporcionar: conhecer diferentes realidades; colocar em prática os conhecimentos científicos; desenvolver o exercício da cidadania mediante compromisso social a ser assumido de forma individual e coletiva.

Informações Proexae