Culminância da primeira etapa do “Desafio Plantando Ideias” na Uema Campus Timon

Por em 20 de maio de 2024

No dia 15 de maio, o Campus Timon da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) realizou a culminância da primeira etapa do “Desafio Plantando Ideias”. Este projeto tem como objetivo mobilizar alunos e professores para arrecadar recursos destinados à construção de um jardim na universidade, promovendo a sustentabilidade e a integração acadêmica.

O “Desafio Plantando Ideias” é uma iniciativa integrante do projeto “Competições acadêmicas da sustentabilidade”, coordenado pelo professor Romel Pinheiro, com a colaboração dos professores Ana Gláucia Agustinho, Stanley Braz e Leonildes Facundes. A primeira etapa desafiou equipes dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Letras e Pedagogia a criar peças de comunicação que serão essenciais na próxima fase do projeto: a arrecadação de recursos.

A cerimônia de culminância iniciou com as boas-vindas do mestre de cerimônias, o aluno de Administração Natanael Santos, e do professor João Airton, diretor do curso de Administração. Em seu discurso, o diretor do Campus Timon, professor Vladimir de Oliveira, enfatizou a importância da união e da colaboração entre os cursos, destacando que o verdadeiro espírito do projeto reside na construção conjunta de um objetivo comum.

Durante o evento, foram apresentados os trabalhos de comunicação desenvolvidos pelas equipes, com três indicados de cada curso competindo nas categorias “rifas”, “adote uma planta” e “vídeo”. As peças criadas refletem a criatividade e o compromisso dos alunos com a causa ambiental e a sustentabilidade.

O professor Romel Pinheiro destacou a relevância do projeto, afirmando que “o Desafio Plantando Ideias não é apenas uma competição, mas uma oportunidade de aprendizado e crescimento coletivo. Através da mobilização de nossa comunidade acadêmica, estamos promovendo valores essenciais como a colaboração, a inovação e a responsabilidade ambiental”.

A expectativa agora se volta para a arrecadação dos recursos necessários para transformar o jardim em realidade, uma tarefa que exigirá ainda mais engajamento e dedicação. O “Desafio Plantando Ideias” é um exemplo inspirador de como a união e o trabalho conjunto podem gerar resultados positivos e duradouros, beneficiando toda a comunidade acadêmica da Uema Campus Timon.

Por: Karla Almeida