Pesquisadores da Uema são contemplados na primeira edição do Prêmio de Inovação na Gestão Pública da EGMA

Por em 17 de maio de 2024

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio do seu reitor Prof. Dr. Walter Canales, celebrou na manhã desta sexta-feira (17), a conquista de seus pesquisadores na primeira edição do Prêmio de Inovação na Gestão Pública da Escola de Governo do Maranhão (Egma). O evento contou com a presença do governador do Estado, Carlos Brandão, e representantes de 20 órgãos da administração pública que tiveram trabalhos inscritos para a premiação.

O Prêmio Inova GP distribuirá R$ 12 mil reais entre os três primeiros trabalhos em duas categorias: práticas inovadoras de sucesso e projetos de iniciativas inovadoras implementáveis. O objetivo é divulgar e reconhecer tanto ações já implementadas com resultados mensuráveis que são consideradas inovadoras; quanto projetos que possam ser implementados e produzir resultados positivos para o serviço público e a sociedade.

Levando para casa o troféu de 3º lugar na categoria “Projetos de Iniciativas Inovadoras Implementáveis”, a mestre em Engenharia de Computação e Sistemas pela Uema, Cláudia Patrícia Silva Pimentel, orientada pelo professor Antônio Fernando Lavareda Jacob Júnior submeteu sua dissertação com o tema “Inovação na Gestão Financeira: Aprendizado de máquina para antecipar receitas públicas em São Luís, Maranhão”.

“É uma problemática que existe há muito tempo em muitos municípios que é a dificuldade organizar as receitas, quando são receitas prontas, são fáceis de realizar sua projeção, onde são usados os métodos de estatística normal, agora, para as receitas transferidas a questão já é outra, são mais complexas. Usamos a inteligência artificial em alguns projetos de aprendizagem de máquinas para que fosse possível verificar se existiam condições de achar uma ligação entre os efeitos Preço e Quantidade, que irá interpor para que eu tenha uma boa projeção de receitas públicas na questão da problemática. O objetivo é simples, obter uma P.I que nos dá uma possibilidade de projetar as receitas e com isso obtenho de resultado uma melhor eficiência nos gastos públicos, pois com uma boa projeção, tenho menos contingenciamento”, explica Cláudia.

“Pedi a Cláudia para que ela submetesse o trabalho, pois vi que aquilo que ela estava trabalhando durante o mestrado tinha contribuição para a sociedade, portanto precisávamos mostrar e destacar a importância desse trabalhado e o prêmio serviu exatamente para isso”, comentou o Prof. Jacob Júnior.

A comissão julgadora foi composta por representantes da Egma e dos parceiros Fapema, Agência Estadual de Tecnologia e Inovação e Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Também na categoria de “Projetos de Iniciativas Inovadoras Implementáveis”, o Doutorando pelo programa de Pós-Graduação em Geografia, Natureza e Dinâmica do Espaço da Uema e o ex-aluno do curso de Geografia da Uema, Ricardo Gonçalves Santana e André Leal, obtiveram a segunda posição na categoria com o tema: “Gestão de Riscos e Desastres no Estado do Maranhão: Proposta Metodológica para Identificação das Áreas Suscetíveis à Inundação” representando o Instituto Maranhense de Estudos Econômicos e Cartográficos, o IMESC.

“Esse trabalho acaba ganhando bastante importância tendo em vista as mudanças climáticas que vem afetando a população, principalmente a de baixa renda, temos até o exemplo que está ocorrendo no sul do país. O projeto se mostra como promissor na identificação dessas áreas para a promoção de políticas públicas”, comenta Ricardo.

“O trabalho em que participei foi sobre o ‘Mapeamento do Potencial de Radiação para a Produção de Energia Solar em Prédios Públicos por Meio de Técnicas de Sensoriamento Remoto’, que se trata de um estudo inovador, pois busca levar ao estado inovações no que se diz respeito da questão energética do estado, para trazer os benefícios da luz solar em uso na questão elétrica ao nível dos prédios públicos”, explicou André.

Além dos certificados a todos os participantes e das menções honrosas do 4º ao 10º lugar de cada categoria, o Prêmio Inova GP 2024 contemplará os três primeiros colocados, nas duas categorias, com troféus e valores em dinheiro, que variam de R$ 1 mil a R$ 3 mil reais.

A premiação contou com 67 servidores inscritos, entre proponentes e coautores, que submeteram 31 trabalhos, oriundos das cidades de São José de Ribamar, Imperatriz e São Luís, integrantes da Caema, CBMMA, Emserh, ESPMA, Funac, Iema, Imesc, Iprev, Iterma, Mapa, PMMA, Seap, Secom, Segep, Segov, Sema, SES, STC, Uema e Uemasul.

Por: Gabrielle Siebra

Fotos: Rafael Carvalho