Uema realiza ciclo de palestras em comemoração ao dia do zootecnista

Por em 17 de maio de 2024

Objetivando proporcionar aos alunos um conhecimento atualizado sobre as áreas de produção animal, o Curso de Zootecnia da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), realiza, hoje (17), o 10º Ciclo de Palestras em alusão ao dia do zootecnista – comemorado em 13 de maio -, no auditório da Biologia – Campus Paulo VI, com a participação de estudantes, professores e palestrantes.

De acordo com o reitor Walter Cales, que marcou presença no evento, esse é um momento significativo, porque traz grandes palestras por meio de professores egressos da universidade que já passaram por esta fase acadêmica e, que, hoje estão na vida profissional. “É importante o aluno ter a visão do que acontece neste período na academia, para acrescentar o  melhor na sua formação, não apenas em salas de aula, mas vivenciando o que representa a pesquisa, a extensão e a inovação, bem como as visitas técnicas. Tudo isso contribui para a capacitação e formação desse estudante”, afirma o professor.

A diretora do Curso de Zootecnia, professora Elba Pereira Chaves, iniciou sua apresentação fazendo referência ao dia do profissional zootecnista, criado em 1966, comemorado em 13 de maio. Ela explica que a classe tem este dia como uma data muito importante, no sentido da valorização da profissão e, ressalta, que os alunos precisam internalizar isso como profissionais que serão no futuro. “Teremos durante todo o dia de hoje palestrantes abordando temas absolutamente relevantes para o aprendizado desses estudantes que se fazem presentes no evento. Portanto, a ideia é despertar neles a importância do conhecimento atualizado sobre as áreas de produção animal desenvolvidas na universidade”, disse a professora.

A graduanda do Curso de Zootecnia e representante da ABZ Jovem – Associação Brasileira de Zootecnistas, Raíssa Lima, declara que o ciclo de palestras é importante e possibilita um avanço para o curso, quando se tem um olhar para os conteúdos expressados nas palestras. “Os alunos têm pouco contato com os animais, convivendo mais com o conhecimento teórico e, quando surge a oportunidade de aproximação com bons palestrantes, ficamos animados e confiantes, nos faz entender que estamos no caminho certo, nos sentimos mais seguros e representados na universidade”, aponta Raíssa.

O curso de graduação em Zootecnia da Uema, foi criado em 2005, e, atualmente, conta com 180 alunos matriculados. Dentre os critérios para a organização e planejamento do curso, estão o atendimento às demandas dos cidadãos, do mercado e da sociedade.

O espaço de atuação do zootecnista é amplo e diversificado, sendo a demanda por esse profissional considerada como realidade em todo Brasil, devido às tendências do mercado internacional, necessidade de melhoria da produtividade e da qualidade dos produtos ofertados.

A produção agropecuária necessita de profissionalização no setor para atingir a máxima expressão do potencial genético dos animais que estão atrelados com o adequado aporte nutricional e técnicas de manejo e, assim, proporcionar maior rentabilidade, incrementando a produtividade e a competitividade do agronegócio no mercado nacional e internacional.

Por Alcindo Barros

Fotos: Luís Paulo