Fórum Maranhão: Transição Energética para um futuro sustentável

Por em 16 de maio de 2024

No próximo dia 28 de maio de 2024, um evento o marcará o cenário acadêmico e empresarial do Maranhão. A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) e Universidade Federal do Maranhão (UFMA), juntamente com o CEUMA, unem forças com o Conselho Maranhão Export para debater um tema premente e essencial para o futuro do estado e do planeta: a transição energética. Este fórum reunirá líderes do governo, empresários do setor energético e acadêmicos para discutir estratégias e soluções para enfrentar os desafios da transição energética.

Com a urgência climática cada vez mais evidente, torna-se imprescindível que todos os setores da sociedade se mobilizem em direção a um modelo energético mais sustentável e eficiente. Nesse contexto, o Fórum Maranhão surge como um espaço de diálogo e reflexão, para discutir estratégias e soluções viáveis para esta transição.

O tema central do fórum, “Como tornar viáveis e sustentáveis as perspectivas anunciadas”, destaca a importância de não apenas estabelecer metas ambiciosas, mas também de desenvolver estratégias realistas e eficazes para alcançá-las. Os participantes discutirão políticas públicas, inovações tecnológicas e modelos de negócios que possam impulsionar a transição energética de forma eficiente e inclusiva.

O evento ocorrerá no auditório Expedito Bacelar do Campus CEUMA Renascença, das 14h às 19h, e contará com uma mesa redonda para promover um diálogo dinâmico e interativo entre os participantes. Essa discussão servirá como uma contribuição inicial das instituições envolvidas para as propostas que serão amplamente debatidas e levadas à COP-30/2025, em Belém, no Pará.

Um dos destaques do Fórum será a assinatura de acordos e parcerias entre as instituições envolvidas, demonstrando o compromisso mútuo com o avanço da transição energética. O Prof. Luiz Raimundo Azevedo, cofundador da Uema e da Escola de Engenharia, representará o Conselho Maranhão Export nesse momento, simbolizando a união de esforços entre o setor público, privado e acadêmico em prol de um futuro melhor para as próximas gerações.

O Fórum Maranhão: Transição Energética promete ser um marco histórico na trajetória do estado em direção a um desenvolvimento mais equitativo e ambientalmente responsável. Ao reunir diferentes atores sociais em torno de um objetivo comum, este evento representa um passo significativo na construção de um futuro mais sustentável e resiliente para todos os maranhenses.

Por: Karla Almeida