Agrobalsas 2024: Uema marca presença em mais um ano no maior evento do agronegócio do Maranhão

Por em 16 de maio de 2024

O Agrobalsas 2024, um dos mais importantes eventos do agronegócio no Maranhão, está em pleno vigor até o próximo sábado, dia 18 de maio. Com o tema “O Milagre do Cerrado”, a feira destaca a coragem e o empreendedorismo dos que transformaram o cerrado maranhense em um dos principais polos agrícolas do país.

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) marca presença de forma destacada nesta edição, promovendo inovação e conhecimento no stand montado na Fazenda Sol Nascente, em Balsas. Com uma variedade de atividades, incluindo apresentação de projetos, exposições, rodas de conversas e minicursos, a Uema reforça seu compromisso com o desenvolvimento do agronegócio regional.

Para o vice-reitor da Uema, Paulo Catunda, o Agrobalsas vai além das fronteiras regionais, consolidando-se como um espaço de convergência para todo o setor agropecuário do estado.

Paulo Catunda enfatiza o engajamento ativo da Uema, que se faz presente com o envolvimento do Curso de Agronomia do Campus Balsas e, também, com a participação dos alunos da Empresa Júnior de São Luís e do Curso de Agronomia do Campus Paulo VI, acompanhados pelo professor Calixto, fortalecendo os laços entre teoria e prática, entre ensino e mercado.

“O Agrobalsas 2024 emerge não apenas como um evento local, mas como um verdadeiro fórum nacional para a disseminação do conhecimento, o intercâmbio de ideias e a promoção do progresso agropecuário do Maranhão. A Uema se firma como uma parceira comprometida com o futuro sustentável do setor, inspirando alunos, produtores e toda a comunidade acadêmica”, enfatizou o vice-reitor Paulo Catunda.

Promovida pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Corredor de Exportação Norte (Fapcen), o Agrobalsas reúne durante seis dias um público diversificado, que inclui empresários, instituições públicas, produtores rurais e pecuaristas não só do Maranhão, mas de todo o país. A programação inclui cursos, treinamentos, oficinas, campanhas educativas e uma série de palestras temáticas.

A presença do governador Carlos Brandão, acompanhado do ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, na abertura do evento destaca a relevância estratégica da Agrobalsas para o desenvolvimento regional. Brandão ressaltou a expectativa de movimentação financeira em torno de 6 bilhões de reais durante a feira, enfatizando também o papel das instituições públicas em promover o crescimento sustentável do agronegócio maranhense.

Ao celebrar o “Milagre do Cerrado”, o Agrobalsas 2024 não apenas reconhece a história de sucesso dos agricultores maranhenses, mas também abre caminho para novas oportunidades, tecnologias e parcerias que impulsionarão ainda mais o setor.

Por: Karla Almeida