Dia Nacional da Matemática é comemorado no Campus Caxias
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 8 de maio de 2024
Na segunda-feira, dia 6 de maio, o Curso de Matemática do Campus Caxias realizou um evento, denominado “Matemática Além dos Números”, em homenagem ao Dia da Matemática. As atividades foram realizadas no auditório Leôncio Magno, algumas salas de aula e corredores.
A diretora do Curso, professora Lélia de Oliveira Cruz, falou: “Talvez o pensamento mais comum entre estudantes do ensino fundamental ou médio seja ‘quando vou usar isso na minha vida?’. Nosso conhecimento deve ser colocado em prática e não apenas acumulado. A resposta para essa pergunta é: mais frequentemente do que você imagina. Ela está presente em nosso cotidiano, mesmo sem percebermos. O principal objetivo é desenvolver o raciocínio lógico de crianças e adolescentes, para que consigam pensar de maneira rápida e independente em situações cotidianas”, explicou.
Ela prosseguiu: “O uso da Matemática pode ser o mais variado possível: calcular impostos e porcentagens, fazer orçamentos e negociações; saber o valor do salário e dos descontos na folha de pagamento; avaliar durações, distâncias, preços e proporções. Além de estar em praticamente todas as áreas, ela oferece opções de trabalho como bancos, setor espacial e aeronáutico”, acrescentou.
A chefe de Departamento do Curso, professora Celina Amélia da Silva, fez uso da palavra: “A deputada Raquel Teixeira apresentou um projeto de lei em 2004 para criar o Dia Nacional da Matemática. A lei foi sancionada em 26 de junho de 2013, determinando o dia 6 de maio para comemorar a ciência. É uma homenagem ao matemático, escritor e educador brasileiro Júlio César de Mello e Souza, mais conhecido como Malba Tahan, nascido nesse dia, que escreveu mais de uma centena de livros”, ressaltou.
“Malba Tahan foi ousado. Não se contentava com o teórico, elaborava enigmas, sempre à frente de seu tempo. Foi pioneiro no trabalho com história da Matemática. Defendeu a resolução de exercícios que deixassem de lado o uso mecânico de fórmulas, valorizando o raciocínio e foi o primeiro a falar na necessidade de laboratórios nas escolas. O pseudônimo surgiu porque, ao escrever para um jornal, não lhe davam atenção. Quando passou a assinar como Malba Tahan começou a ser mais lido e conhecido”, destacou a professora.
Ela também fez referência ao maranhense Joaquim Gomes de Souza, conhecido como Souzinha, nasceu em 1829, em Itapecuru Mirim. Considerado o primeiro matemático brasileiro, colou grau de Doutor em Ciências Matemáticas com 19 anos. O foco principal dele eram as equações integrais e suas aplicações à Física Matemática.
A Assessora da Direção, professora Maria de Fátima Alencar Rios, também se dirigiu aos presentes: “Digam para vocês mesmos que são alunos de Licenciatura em Matemática do Campus Caxias. Que serão profissionais competentes, com conhecimento para repassar para seus alunos. Para isso estão sendo preparados. Se orgulhem dessa profissão e do curso de vocês. Matemática era um bicho – papão porque o próprio professor passava para nós um certo medo. E esse medo faz com que não respondamos perguntas. A Matemática facilita o entendimento das demais disciplinas, é um elo. Quando terminarem a graduação façam especialização, mestrado, doutorado. O Dia da Matemática visa ressaltar a sua importância. Que não percamos de vista seu valor e beleza, e que ela é chamada “Rainha da Ciência”. A direção do Campus Caxias está à disposição para ajudá-los”, ressaltou.
À tarde foram apresentadas diversas oficinas de jogos para os acadêmicos e alunos do Centro de Ensino Inácio Passarinho: “Memorizando Números”; “Jogo da Velha”; “Uno”; “Jogo dos Passos”; “Jogo das Somas”; “Pirâmide Matemática; “Tiro ao alvo”; “Ludo King” e “Corrida” foram as tarefas desenvolvidas.
À noite foram oferecidos os minicursos “Matemática Financeira”; “História do Cálculo” e “Princípio da Casa dos Pombos”.
O acadêmico João Gabriel, do 1º período, se manifestou: “Essa é uma oportunidade valiosa para celebrar e reconhecer a importância dessa disciplina fundamental em nossa sociedade. Ela está presente em vários aspectos de nossas vidas: ciências, tecnologia, finanças, arte. O dia de hoje destaca sua relevância e inspira as pessoas a explorar e apreciar essa área tão essencial do conhecimento”, concluiu.
Por: Emanuel Pereira/Campus Caxias