Apruema celebra 44 anos de história e apresenta conquistas e desafios

Por em 26 de abril de 2024

Ontem (25), a Associação dos Professores da Universidade Estadual do Maranhão (Apruema) comemorou seus 44 anos de existência em um evento realizado no prédio do CCSA, no Campus Paulo VI, em São Luís.

A ocasião reuniu membros da gestão Superior da Uema, incluindo o vice-reitor Paulo Catunda, diretores de Centro, coordenadores de programas especiais da Uema, a diretoria da Apruema, ex-presidentes da entidade, associados e convidados.

O evento, além de servir como uma oportunidade para relembrar a trajetória da Apruema, com transmissão de um vídeo institucional que destacou os momentos mais significativos ao longo dos anos, foi um momento para a atual presidência da entidade compartilhar as ações realizadas durante os primeiros meses de gestão.

O presidente da Apruema, Cristovam Filho, fez uma breve apresentação de tópicos que refletem os esforços da associação em beneficiar e lutar pelos direitos de seus membros. Entre as ações foram abordados a correção da implantação dos percentuais na titulação e nos salários dos professores ativos e aposentados, atualizações sobre o convênio plano de saúde Assefaz com a Uema, além da regularização de pagamentos, impostos federais e alvará de funcionamento.

O professor Cristovam Filho comentou ainda sobre a margem de consignação – Consigfácil, o cartão Nutricash e a atualização cadastral Apruema 2024.

A programação também contemplou a participação do assessor jurídico Arnaldo Sousa, que trouxe esclarecimentos sobre os processos judiciais em andamento e respondeu às dúvidas dos associados.

Para Cristovam, a celebração dos 44 anos da Apruema evidencia o compromisso contínuo com o bem-estar e os interesses dos associados.

“Como atual presidente da Apruema, eu me sinto honrado em representar todos os professores da universidade. Nesses 44 anos de história, e por todos os profissionais que passaram pela entidade, eu sinto que minha responsabilidade só aumenta em ampliar os benefícios que já existem, fortalecer e valorizar ainda mais a profissão docente junto ao governo. Continuaremos na luta pelos interesses e garantia dos direitos dos professores”, enfatizou.

Enquanto que o vice-reitor Paulo Catunda ressaltou o papel importante da Apruema na construção e fortalecimento da Uema.

“A universidade é uma construção constante, um livro sem fim. Então é muito importante valorizar a nossa associação dos professores, porque o barco é o mesmo, e a Uema só existe por causa de uma soma de esforços. Espero que a Apruema também evolua, atenda e agregue mais professores. Uma associação é sobre agregar, pois quando nos agregamos, temos força. Então, precisamos estar coesos no nosso propósito para que tenhamos sucesso nos nossos pleitos, na nossa luta e valorização e também para que continuemos a construir uma universidade cada vez melhor. Parabéns à Apruema e que ela se torne mais forte e mais efetiva pelos direitos dos professores”, comentou.

O ex-presidente da Apruema, Mivaldo Oliveira, que presidiu a associação por seis mandatos, relembrou com orgulho de fatos que ocorreram  ao longo da história da entidade.

“O prédio sede da Apruema foi construído apenas com recursos dos professores. Também construímos uma área de vivência que tem servido como centro de treinamento para a própria Uema. Para mim, foi uma honra ter sido presidente desta instituição por seis mandatos. É uma instituição que está sempre aberta ao diálogo e é com diálogo que conseguimos promover os benefícios aos professores. Por fim, quero dizer parabéns a todos nós professores associados da Apruema”, disse.

Por Débora Souza

Fotos: Luis Paulo Sousa