Uema sedia lançamento do ‘Manual do Centro Histórico de São Luís’
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 26 de abril de 2024
A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), sediou na tarde desta quinta-feira (25), às 16h, no auditório da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Uema, o “Manual do Centro Histórico – São Luís, Patrimônio Mundial”, feito por meio da Fundação Municipal de Patrimônio Histórico (Fumph), concebido pela Prefeitura de São Luís, com contribuição de pesquisadores da Uema. Houve a distribuição gratuita da publicação para os presentes. A publicação tem o intuito de apoiar e esclarecer moradores, comerciantes e demais frequentadores sobre as melhores práticas para a preservação desse território.
A proposta de acordo de cooperação técnica entre a Uema, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (Proexae), e a FUMPH visa desenvolver projetos e programas de extensão que envolvam alunos dos cursos da universidade, a princípio de Arquitetura e História. Entre estes projetos, o da divulgação do “Manual dos Usuários do Centro Histórico — São Luís um patrimônio do mundo”, projeto concebido pela FUMPH em colaboração com a Editora Quereres e com o apoio do Instituto Cultural Vale (ICV), através da Lei Rouanet, que busca sensibilizar e orientar a comunidade local sobre a importância da preservação do patrimônio histórico, artístico, arquitetônico e ambiental da região.
O trabalho foi todo produzido em linguagem simples e acessível, para compartilhar, de forma eficaz, os diversos procedimentos, legislações e normas referentes ao uso, à manutenção e à preservação do Centro Histórico de São Luís. Reconhecendo os desafios enfrentados pela região, assim como sua importância cultural e turística, as orientações valorizam a importância da participação de cada cidadão para que esse território siga sendo um patrimônio cultural admirado por suas características únicas e excepcionais. Além disso, o conteúdo reforça a ideia de que o Centro Histórico é o coração pulsante da identidade coletiva dos ludovicenses.
Como parte do projeto, a Fumph estabeleceu parcerias com a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual do Maranhão (FAU-Uema) e o Instituto Federal para Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) – Campus Centro Histórico para que 50 estudantes voluntários dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Turismo participem como agentes sensibilizadores do patrimônio cultural do Centro Histórico. Eles receberão formação qualificada ministrada pela Fumph para a distribuição do manual, dialogando com moradores, comerciantes e demais usuários do espaço.
“Como representante da Uema gostaria de aproveitar a oportunidade para falar aqui para a vice-prefeita, para as demais autoridades e na frente dos alunos que a gente consiga preservar o que está sendo feito aqui. Esse projeto representa muito para os moradores do Centro Histórico, para os frequentadores, e para todos os ludovicenses, estamos falando de um Patrimônio Histórico, temos que trabalhar na preservação. Portanto, parabenizo aqueles que tiveram a ideia e agradeço aos nossos alunos da Uema e aos alunos do IFMA por se voluntariarem a estar nesse projeto que eu acredito que terá bons frutos para nossa cidade”, comenta o vice-reitor da Uema, Prof. Dr. Paulo Catunda.