Conheça livro mais vendido da Editora Uema


Por em 26 de abril de 2024



                                                                                     

O livro mais vendido da Editora da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), intitulado “O Maranhão e a Escravidão Moderna”, foi publicado em 2016, com 500 exemplares impressos e esgotados em menos de um ano.

Oragnizado pelos professores do departamento de História/Uema,  Elizabeth Sousa Abrantes e Reinaldo dos Santos Barroso Júnior, o livro é uma coletânea de nove capítulos e traz abordagens de diversos autores sobre o tema da escravidão no Maranhão do século XIX, resultante de pesquisas desenvolvidas no âmbito da graduação e da pós-graduação em História.

Segundo a professora Elizabeth Abrantes, a escravidão é a categoria central para a compreensão da sociedade brasileira oitocentista e é um dos temas mais estudados na historiografia maranhense, mas que faltam obras que reúnam pesquisas acadêmicas e disponibilizem para estudantes universitários, professores da Educação Básica e público em geral.

Para organizar a coletânea e ampliar os estudos dentro desta temática, ela convidou o pesquisador Reinaldo Barroso. “Convidei o pesquisador Reinaldo Barroso, especialista no tema, para organizarmos uma coletânea que reunisse algumas pesquisas históricas desenvolvidas na graduação e na pós-graduação, a fim de divulgar essa produção e fornecer material para estudo com a temática da escravidão na sociedade maranhense do século XIX”, explicou. 

O livro é uma das obras publicada pela Editora Uema, por meio de editais lançados periodicamente, nos quais a editora seleciona autores para publicar obras científicas, visando fornecer as condições necessárias para a divulgação das pesquisas contempladas e incentivar a produção literária.

Saiba como publicar na Editora Uema

Sobre a Editora Uema

Fundada em 2006, a Editora Uema tem por finalidade primordial a disseminação da produção científica da própria instituição, resultantes das suas atividades de ensino, pesquisa e extensão, voltadas para o desenvolvimento científico, econômico, social e intelectual do Maranhão.

Por: Karolynne Sodré



Últimas Postagens