Saiba como preencher o requerimento para abertura de processos acadêmicos da Uema
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 12 de abril de 2024
A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio da Divisão de Protocolo e Arquivo da Pró-Reitoria de Infraestrutura (DPA/Proinfra), elaborou um tutorial para preenchimento de requerimento para abertura de processos acadêmicos na universidade.
O requerimento é um documento formal que deve ser apresentado pelo estudante à Uema para solicitar a abertura de um processo acadêmico relacionado a questões como trancamento de matrícula, transferência, aproveitamento de estudos, colação de grau especial, histórico escolar, abono de faltas, entre outros assuntos pertinentes ao percurso acadêmico do aluno.
A solicitação do formulário de requerimento para preenchimento pode ser feita presencialmente na Divisão de Protocolo e Arquivo (localizada no Campus Paulo VI – São Luís) ou via email protocologeral@uema.br.
Após o preenchimento do requerimento, o estudante deve encaminhar em conjunto com o formulário, os documentos comprobatórios adicionais, dependendo da natureza da solicitação. Cada solicitação requer um formulário separado, sendo essencial preencher todas as seções de forma precisa e completa.
O envio do formulário deve ser feito presencialmente na Divisão de Protocolo e Arquivo ou eletronicamente, via e-mail. Nos campi do interior, a entrega do requerimento é feita somente via e-mail.
Confira abaixo as seções presentes do formulário de requerimento
Preenchimento dos dados pessoais
No formulário, encontram-se seções destinadas aos dados pessoais. Devem ser preenchidos o nome completo, CPF, código de matrícula, endereço, bairro, telefone, curso e e-mail conforme solicitado.
Objetivo do requerimento
É importante selecionar a solicitação específica assinalando a seção correspondente no formulário.
Descrição da solicitação
Na seção de dados informativos, é essencial fornecer a descrição detalhada do motivo e da finalidade da solicitação, garantindo clareza e concisão para facilitar o processamento.
Data e assinatura
Preencha a data da solicitação na seção designada. Quanto à assinatura, deve ser feita de acordo com o método indicado. Se for de forma presencial, o aluno assinará o requerimento em punho ou eletronicamente, via gov.br.
Sobre a DPA/Uema
A Divisão de Protocolo e Arquivo da Uema é responsável pelo recebimento, registro, protocolo, classificação e arquivamento de documentos. Essa estrutura assegura a organização eficiente da documentação oficial, facilita a localização rápida e precisa de informações, e garante o cumprimento de prazos e regulamentações. Além disso, contribui para a transparência e responsabilidade, fornecendo um registro completo das atividades da instituição.
Por: Karolynne Sodré