Núcleo de Extensão e Desenvolvimento da Uema celebra 15 anos com palestra sobre “Territórios Rurais de Identidade”

Por em 3 de abril de 2024

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) por meio do Núcleo de Extensão e Desenvolvimento da Uema (Labex), convida a comunidade acadêmica para participar do evento de comemoração dos 15 anos de atuação do núcleo na instituição, que acontecerá Sala 1 do Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Socioespacial e Regional, na próxima terça-feira (09), ás nove horas da manhã. Desde sua criação, o Labex foi pensado como um espaço de discussão sobre extensão universitária, especialmente no que se refere às metodologias de extensão para o CCA da Uema.

O evento contará com a presença dos Prof. Me. Ricardo Costa Gonçalves, como mediador do debate que leva o tema, “Territórios Rurais de Identidade”, além da presença da Superintendente Regional do Ministério de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Suzane Oliveira Machado, a Superintendente de Biodiversidade, Povos e Comunidades Tradicionais, Profa. Dra. Silvane Magali Vale Nascimento, e o Chefe de Gabinete da Reitoria da Universidade Estadual do Maranhão, Prof. Dr. José Sampaio de Mattos Júnior.

A importância da extensão para a formação dos estudantes, incluindo o debate curricular dos cursos das agrárias. Atualmente essa participação se expandiu por toda a Universidade fazendo desde núcleo um espaço multidisciplinar e amplo no contexto da pesquisa, extensão, ensino, inovação e desenvolvimento.

O núcleo traz como perspectiva de desenvolvimento  a sustentabilidade, pensada a partir dos princípios agroecológicos que buscam o equilíbrio da biodiversidade. O potencial de trabalho em destaque pelo núcleo hoje está direcionado entre os territórios rurais Campos e Lagos e Lençóis Maranhenses / Munin e, mais pontualmente, os territórios rurais Baixo Parnaíba, Médio Mearim e Vale do Itapecuru, intensificando seus resultados por meio dos parceiros como as diversas prefeituras, Instituições de ensino e organizações da sociedade civil que atuam nos movimentos sociais desses territórios.

Por: Núcleo de Extensão e Desenvolvimento da Uema