Campus Caxias promove Acolhimento Acadêmico 2024

Por em 3 de abril de 2024

No Auditório Leôncio Magno do Campus Caxias da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), foi realizado nessa segunda-feira (1), o Acolhimento Acadêmico para calouros e veteranos que iniciaram o primeiro semestre letivo de 2024. O evento começou com uma apresentação musical do artista Jeías Marques.

A Profa. Dra. Valéria Cristina Soares Pinheiro, Diretora do Campus, deu as boas-vindas aos calouros, ressaltando a importância do momento para o início da jornada universitária. Em seguida, foram apresentadas informações sobre a estrutura do campus, cursos oferecidos e números de alunos e professores.

“A gente não procura o que não valoriza. Nosso Campus completou 56 anos em fevereiro. A Uema teve início aqui com os cursos de Licenciatura. Com certeza, na família de vocês, tem alguém que estudou aqui. Temos uma história importante e trabalhamos para que melhore cada vez mais”, celebrou a diretora.

Os alunos destacados pelos melhores desempenhos no “Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior” (Paes) receberam prêmios. Os premiados foram: 1º lugar: Thalita Ribeiro Silva (Curso de Letras Licenciatura em Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Literatura); 2º lugar: Thalia Ribeiro Silva (Curso de Letras Licenciatura em Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Literatura) e 3º lugar para Safira Pacheco Silveira (Curso de Enfermagem Bacharelado).

A palestra “Educação como bem público: conquista cidadã e direito inalienável”, ministrada pela Profa. Dra. Elizângela Fernandes Martins, abordou a importância da educação na formação cidadã.

“Aqui é a segunda casa de vocês. Aproveitem, se divirtam, mas levem com seriedade o ensino superior”, disse Lucas Gabriel, do Diretório Central dos Estudantes. “A Licenciatura vai além de dar aulas. Aproveitem cada oportunidade, reconstruam a sociedade fragilizada em que vivemos”, sugeriu José Manuel Morais Silva, do Centro Acadêmico do Curso de Geografia.

“Vocês fizeram opção por uma instituição pública e ficamos felizes por isso”, disse a professora Márcia Santos, do NAU (Núcleo de Acessibilidade da Uema). “Estamos aqui para empoderar vocês”, concluiu a professora Deuzuíta dos Santos Freitas, sobre a AGA (Superintendência de Gestão Ambiental).

A programação incluiu uma mesa redonda com representantes estudantis e palestras sobre acessibilidade e gestão ambiental. Os calouros também participaram de um “trote ecológico”, plantando mudas como símbolo de integração ao campus.