Acadêmicos de Medicina que farão internato são acolhidos no Campus Caxias

Por em 2 de abril de 2024

Na manhã de segunda-feira, dia 1º de abril, ocorreu, em uma das salas do Anexo Saúde do Campus Caxias, o acolhimento dos acadêmicos do Curso de Medicina que farão o internato. Estavam presentes a Diretora do Campus, Profa. Dra. Valéria Cristina Soares Pinheiro, a Assessora da Direção, professora Maria de Fátima Alencar Rios, o Diretor do Curso, professor Sinésio Torres, a chefe do Departamento de Ciências da Saúde, professora Irene Silva e o professor Romário de Sousa Oliveira.

A professora Valéria disse: “O curso completou 20 anos. Sabemos que é importante os alunos atuarem nesse período de internato no sentido de contribuir com a comunidade. Aqui é oferecido um aprendizado diferenciado. Buscamos ofertar as condições possíveis dentro da realidade. Essa é uma etapa fundamental do curso. O município estabeleceu o compromisso de oferecer a rede e a UEMA providenciou os preceptores. Nós procuramos somar”, explicou.

O professor Sinésio se manifestou: “Toda universidade precisa fazer a integralização. Estou na direção com o apoio dos professores Pierre, Bertholino e Luiz Carlos na implantação do internato, pois eles conhecem a rotina dos hospitais. Além de ajudar o curso você ajuda a saúde geral. E melhora a qualidade da saúde, pois quando existe o espirito acadêmico no atendimento a tendência é melhorar”, acredita.

O professor Romário se pronunciou: “Em Caxias vocês têm a oportunidade de ser inseridos de forma mais invasiva nos serviços. Temos um grupo de preceptores aptos para receber vocês. Em Caxias temos muitas vantagens na Atenção Primária e as UBS passam por um plano pioneiro de planificação. Vocês precisam conhecer as potencialidades da nossa rede, os nossos processos de trabalho”, destacou.

Marisa Araújo Costa, tutora municipal da PAS (Planificação de Atenção à Saúde) na APS (Atenção Primária de Saúde) falou sobre “Articulação das Redes de Atenção à Saúde em Caxias”. De acordo com ela, existem oportunidades de qualificação na cidade, como as oferecidas pelos hospitais Beneficência Portuguesa e Albert Einstein, que colaboraram com a saúde caxiense através de treinamentos. “A planificação são as políticas que embasam o que precisa mudar no cenário da saúde no Brasil.

Em Caxias ela teve início em 2016. Não adianta ter apenas serviços, eles precisam se comunicar e o usuário precisa estar nestes serviços no tempo oportuno”. Ela apresentou a estrutura hospitalar da cidade com as especialidades oferecidas e a quantidade de profissionais envolvidos.

A Coordenadora do setor de Média e Alta Complexidade, Camila Lopes, se pronunciou: “Caxias é um município escola. A Atenção Primária é o centro ordenador da rede de atenção. Na Média Complexidade temos Atenção Especializada Ambulatorial. Oferecemos também Centros Especializados em Reabilitação, Atenção Psicossocial, Atenção Materno Infantil; Saúde do Trabalhador e Odontologia. Na Alta Complexidade (3ª parte da Atenção à Saúde), temos o Hospital Geral e o Hospital Infantil”, citou.

Ela prosseguiu: “As pessoas buscam primeiro o hospital. É preciso aderir à organização da rede, fazer uma triagem. A pessoa deve ir primeiro à Unidade de Saúde e, se necessário, ser direcionada ao hospital. Isso esvazia as urgências. No hospital vocês vão lidar com o paciente em situação grave”, ressaltou.

Também estava presente a professora Raquel Rosa Candebat Vallejo Araújo, que se dirigiu aos alunos: “Vamos ser pioneiros em algo benéfico para todos. Vamos com a mente aberta. Em nosso coração queremos o melhor. Queremos que vocês se formem do modo adequado”, finalizou.

Por: Emanuel Pereira, Uema Campus Caxias.