Com acadêmicos aprovados em mestrado, Uema realiza colação de grau especial nesta quarta-feira (27)
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 28 de março de 2024
Quatro discentes da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) participaram de uma colação de grau especial realizada na manhã desta quarta-feira, 27. Dentre eles, três realizaram a colação especial após aprovações em programas de mestrado na Universidade Federal do Maranhão e na Uema.
Os formandos abrangeram os cursos de Licenciatura em Química, Licenciatura em Ciências Sociais e Bacharelado em Geografia. Entre eles, os mais novos acadêmicos de mestrado da UFMA, aprovados nos programas de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA/UFMA) e Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO/UFMA), Edilane Medeiros Santos e Nicollas Silva Mendes, e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioespacial e Regional da Uema, o formando Klayver Cesar Mendonça Meneses.
“Foi tudo muito corrido, enviar os projetos, terminar o TCC e ainda se preparar para as entrevistas, que com certeza foi a parte mais desafiadora. Mas, tudo valeu a pena no final; saber que o motivo de estarmos aqui passando por tudo isso é porque temos um objetivo maior é algo especial”, comenta Edilane.
“O mais importante durante todo o processo quando você deseja tentar o acesso ao mestrado é se preocupar em construir um currículo desde o início da faculdade. Mesmo nos primeiros semestres, mesmo que ainda não tenha como ingressar em algum projeto como bolsista, é importante estar disposto a atuar como voluntário, pois mesmo não estando à frente de algum projeto, atuar como apoio técnico já é algo significativo para colocar no seu currículo”, comenta Nicollas.
Para o Prof. Dr. Luís Jorge, mentor e orientador dos alunos Nicollas e Edilane, o diferencial acadêmico dos formandos está na facilidade de ambos em conseguirem migrar seus olhares e análises entre o técnico e o acadêmico, indispensável para a área da Geografia.
“Eles são formandos do curso, mas já carregam um currículo que invejaria qualquer profissional da área ambiental, por buscarem oportunidades desde o início de suas graduações. Tem duas coisas que são imprescindíveis neles dois: primeiro, têm um olhar acadêmico muito forte, mas isso não impede que sejam técnicos e bons técnicos para trabalhar com estudos avançados como estudos de caso e relatórios de pactos ambientais, planos diretores de bacias hidrográficas. Isso nos leva a dizer que esses jovens carregam uma densidade técnica muito forte sem perder a pegada acadêmica; isso é um diferencial”, enfatiza o professor.
Já para o formando Klayver Cesar Mendonça Meneses, aprovado no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioespacial e Regional da Uema, este é apenas mais um passo em busca do seu sonho de ser professor universitário.
“Pretendo fazer um doutorado e um pós-doutorado futuramente já que tenho o objetivo de lecionar em uma universidade. Estar indo atrás do meu sonho ainda na universidade onde me formei, agora no mestrado, é muito importante para minha formação”, comenta Klayver.
“Essa colação especial, ela é de fundamental importância. Sempre que sou solicitado para realizá-las, faço com muito prazer, porque sei que em muitas delas existe uma causa, e nesse momento a causa ser a aprovação em um mestrado é de um orgulho muito grande para nós que somos professores e gestores da Universidade. Costumo dizer que desejo que os concludentes sejam muito felizes com a escolha de futuro deles e que um dia eles possam retornar a Uema como docentes e enriquecer ainda mais a nossa universidade com a expertise de cada um deles”, comenta o Pró-Reitor de Gestão de Pessoas da Uema, Prof. Dr. Rômulo Travassos da Silva, no ato representando o reitor da Universidade Estadual do Maranhão, Prof. Dr. Walter Canales, realizando a outorga de grau.
O Campus Paulo VI, localizado em São Luís da Universidade Estadual do Maranhão, é o maior campus da instituição no estado e cumpre papel fundamental na oferta de educação superior de qualidade na capital do Maranhão. Atualmente possui cursos nas áreas de Ciências Agrárias, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências da Educação, Ciências Exatas e Naturais e Ciências Tecnológicas.
Por: Gabrielle Siebra
Fotos: Rafael Carvalho