Uema desenvolve iniciativas para inserir o Maranhão no mercado global de créditos de carbono
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 14 de março de 2024
A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), recebeu por meio do seu reitor, Prof. Dr. Walter Canales, na tarde desta última terça-feira (12), os professores Luciano Muniz e Luiz Jorge Dias, além do técnico da Marandu Márcio Tavares onde foram apresentadas as iniciativas da universidade que, em parceria com a Agência de Inovação e Empreendedorismo Marandu Uema, estão focadas no desenvolvimento de projetos relacionados a créditos de carbono.
“A Uema trilha caminhos para inserir o Estado do Maranhão no mercado internacional, elaborando estudos para a creditação de carbono em nossos ecossistemas”, comenta o reitor da universidade.
Crédito de carbono funciona como um mecanismo monetário de flexibilização que auxilia os países que possuem metas de redução da emissão de gases poluentes a alcançá-las. os créditos representam a não emissão de dióxido de carbono à atmosfera, assim, a cada uma tonelada não emitida, gera-se um crédito de carbono. Ao diminuir a emissão em toneladas, o país recebe uma certificação emitida pelo Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), onde recebe créditos que estarão disponíveis para serem comercializados com os países que não alcançaram suas metas.
“Essa iniciativa reforça o papel das universidades como agentes de transformação e inovação, que contribui para o desenvolvimento econômico e ambiental. A Uema desta maneira abre portas para novas oportunidades, tanto para a universidade quanto para o estado, e isso é motivo de orgulho e reconhecimento”, enfatiza o reitor.
Por: Gabrielle Siebra