Reitor da Uema participa de reunião sobre internato no Campus Caxias

Por em 13 de março de 2024

Na manhã de segunda, dia 11 de março, foi realizada, em uma das salas da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) Campus Caxias, uma reunião para tratar sobre o internato para acadêmicos de Medicina. Estiveram presentes o Magnífico Reitor, professor Walter Canales, a Diretora do Campus, professora Valéria Cristina Soares Pinheiro, o Diretor do Curso de Medicina, Dr. Sinésio Torres, a Chefe do Departamento de Ciências da Saúde, Irene Silva, o Coordenador do Estágio, professor Pierre Rodrigues, a Pró-Reitora adjunta da PROG, professora Claudene Barros e o Engenheiro do Campus, Samuel Costa.

O reitor Walter Canales falou: “A motivação da reunião foi ajustar as questões relacionadas ao internato que será iniciado agora no mês de abril. Algumas decisões a tomar, alguns encaminhamentos, para que tudo saia da melhor forma possível. É importante esse internato para Caxias, no local da sede do curso. É importante para a Uema. Queremos que seja um excelente internato para os nossos alunos que cursam Medicina”, explicou.

A Diretora do Campus, professora Valéria Cristina, disse: “Nos reunimos com os professores da saúde para ver a melhor maneira de estabelecer esse internato. Surgiram algumas dificuldades, o que é natural, pois será a primeira turma. Aos poucos, vamos avançando. Percebe-se que o melhor é que o internato seja no Campus Caxias”, destacou.

O Dr. Sinésio, Diretor do Curso, também se manifestou: “Será a primeira turma do internato. Isso será melhorado e haverá um salto de qualidade. É preciso começar. A decisão de ter preceptores nos hospitais é muito boa. Quanto ao residente, é um colaborador, um dos que mais conhece a rotina do hospital”, informou.

Foi debatido muitas questões sobre o internato. Partiu-se das dificuldades e algumas medidas adotadas foram: Reunir alunos em grupos; estabelecer locais de estágio; chamar preceptores e elaborar um manual para os estagiários. O aluno já deve saber a programação dele no internato, de qual grupo fará parte e em que local vai desenvolver tarefas. Eles foram divididos nas clínicas por períodos.

Para Pierre Rodrigues, coordenador de estágio, “temos que formar pessoas que tenham alternativas para chegar a uma solução diante de situações complicadas. A instituição de ensino deve ser parceira da saúde pública. Os preceptores não precisam ter doutorado, e sim aptidão para ensinar. Eles recebem os alunos, orientam e cobram. Esses alunos devem ter conhecimento amplo e básico. O que dá experiência ao médico é o tempo de prática e os estudantes da Uema se destacam”, ressaltou.

O engenheiro Samuel exibiu imagens de locais que podem ser utilizados pelos acadêmicos da melhor maneira possível.

Outras questões abordadas foram o edital, as vagas, parcerias com o município, preceptores e o manual do interno.

Por: Emanuel Pereira