Mulheres representam 60% dos alunos de graduação na Uema

Por em 8 de março de 2024

As mulheres são maioria entre os alunos dos cursos de graduação da Universidade Estadual do Maranhão (Uema). Segundo dados da Pró-Reitoria de Graduação (Prog), as alunas representam 60% das matrículas de graduação e 46% das de pós-graduação.

O reitor Walter Canales expressou a importância desses dados para a universidade. “Nesta semana, se comemora o Dia Internacional da Mulher e a Uema atualizou os dados da participação feminina na nossa universidade, e foi gratificante constatar que a Uema, em diversos segmentos, tem a predominância de mulheres, o que nos deixa felizes por mostrar que a universidade trata os gêneros de forma igual, valoriza o trabalho da mulher, valoriza a questão salarial, não havendo diferença de salário entre professor e professora e nem nos cargos de gestão. Não há nenhuma diferença nesses sentidos, e, na verdade, nós cumprimos com o nosso dever, não estamos fazendo nada mais do que nossa obrigação, que é realmente tratar a força de trabalho feminina de forma igual à força de trabalho masculina”, disse.

Além da esfera acadêmica, a liderança feminina nos cargos de alta direção da universidade também refletem essa tendência. Nas Pró-Reitorias, responsáveis pelo planejamento, coordenação, execução, controle, supervisão e avaliação das atividades da Uema, a predominância feminina atinge 66%, evidenciando  também o protagonismo das mulheres em cargos estratégicos. Já as diretorias de campus e centros, têm ocupação feminina de 68%, e nas diretorias de curso 56%.

Entre as Pró-Reitorias adjuntas, esses números se estendem para 50% de mulheres em posições de destaque, e nas superintendências chega a 66%, totalizando 59% de ocupação feminina em cargos da alta direção da Uema, demonstrando um progresso significativo em termos de representatividade de gênero nessas posições.

Considerando apenas o Núcleo de Tecnologias para Educação (Uemanet) e os Programas Especiais da Uema, este número é ainda maior: 75% dos alunos são do sexo feminino. Os programas especiais incluem o Programa Ensinar de Formação de Professores, Programa de Formação Profissional Tecnológica (Profitec) e Programa de Formação Docente para a Diversidade Étnica (Proetnos).

A Pró-Reitora de Graduação da Uema, Monica Piccolo, celebrou a equidade de gênero e o progresso feminino. “Como mulher inserida em um cargo de direção na Uema, fico extremamente orgulhosa ao observar os números que refletem a presença e liderança feminina na universidade. Essa representatividade não apenas evidencia a equidade de gênero, mas também, ressalta o reconhecimento das competências das mulheres em cargos estratégicos aqui na universidade. O progresso alcançado é motivo de celebração e também serve como lembrete para continuarmos conscientizando sobre questões de gênero e promovendo a defesa dos direitos das mulheres”, expressou.

Esses números não apenas revelam a presença ativa das mulheres na universidade, mas também destacam seu papel significativo em posições de liderança e influência, contribuindo para ambientes diversos e inclusivos dentro da instituição.

“Quero aproveitar e deixar essa mensagem em relação ao Dia da Mulher, que seja um dia não só de parabenização, de felicitações, mas que seja sempre um dia de reflexão, um dia de conscientização para tantas injustiças, arbitrariedades e crimes que ainda ocorrem em relação ao gênero feminino. Então, que seja comemorado dessa forma, vendo os avanços nós já conseguimos conquistar ao longo de muitos anos, e também que a questão da conscientização seja vista, que as mulheres tenham mais consciência de seus direitos e de como recorrer às autoridades competentes para qualquer tipo de denúncia”, desejou o reitor.

Por: Karolynne Sodré