Reitoria da Uema articula implantação de Núcleo de Apoio Psicológico e Psicopedagógico de Medicina

Por em 7 de março de 2024

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio do vice-reitor, Prof. Dr. Paulo Catunda, articulou, em reunião realizada na manhã desta quarta-feira (06), a implantação do futuro Núcleo de Apoio Psicológico e Psicopedagógico de Medicina da Universidade Estadual do Maranhão.

O núcleo atenderá às necessidades dos alunos do curso de medicina de São Luís, que em breve receberá sua primeira turma no Campus Paulo VI. A coordenadora do núcleo, a Prof.ª Dr.ª Maria Jucilene Silva G. Sousa, ressalta a importância do núcleo para que os atendimentos possam ter início juntamente com a implantação da primeira turma do Curso de Medicina no Campus Paulo VI.

“A articulação realizada nesta reunião traça diretrizes para uma implantação assertiva do núcleo no Curso de Medicina, que terá sua primeira turma formada no segundo semestre de 2024, aqui em São Luís. Portanto, já temos um plano de ação de acolhimento psicológico devido ao contexto e à categoria específica do curso, que demanda um núcleo próprio em sua estrutura”, comenta a coordenadora.

“Desde o início dos estudos destes alunos de medicina, que futuramente serão doutores e doutoras, buscamos fortalecer o aspecto psicológico desses alunos, pois sabemos que é uma profissão que lida com diversas pressões internas e externas ao lidar com o ser humano. Assim, nossa intenção é formar profissionais que, desde o início da faculdade, estejam preparados psicologicamente para enfrentar as situações do dia a dia no âmbito profissional com seus pacientes”, comenta o vice-reitor da Universidade Estadual do Maranhão, Prof. Dr. Paulo Catunda.

A reunião contou com a presença de professores e assessores técnicos da reitoria, além do diretor do Centro de Ciências da Saúde do Campus Paulo VI, Prof. Dr. Af Ali Uthant Moreira Lima da Costa.

Por: Gabrielle Siebra

Fotos: Rafael Carvalho