O PPG BIONORTE do Maranhão abre edital para credenciamento de novos docentes

Por em 7 de março de 2024

A Coordenação Estadual do Maranhão do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Biotecnologia – Rede BIONORTE (PPG-BIONORTE), sediada na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), anunciou a abertura do processo de credenciamento de docentes para o curso de Doutorado do Programa, para o período de 2025 a 2029.

Este edital representa uma oportunidade única para novos pesquisadores ingressarem na rede de doutorado BIONORTE, reconhecida como uma das principais redes de formação de doutores na região da Amazônia Legal. Embora a sede permaneça na UFMA, a coordenação estadual agora é da Uema, ressaltando o compromisso com o desenvolvimento científico e tecnológico na área de biodiversidade e biotecnologia.

O processo de credenciamento visa estabelecer critérios para a seleção de docentes que estarão aptos a participar de atividades de ensino, pesquisa e extensão promovidas pelo PPG-BIONORTE durante o quadriênio mencionado.

Serão disponibilizadas 25 vagas para docentes permanentes (DP), incluindo jovem docente permanente (JDP), junto à Coordenação Estadual do Maranhão do PPG-BIONORTE.

Poderão se inscrever docentes e pesquisadores das seguintes instituições: Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Universidade CEUMA (UNICEUMA), Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), desde que estejam em efetivo exercício profissional na instituição e possuam vínculo institucional de 40 horas semanais ou dedicação exclusiva.

Os interessados devem realizar a inscrição preenchendo corretamente todas as informações solicitadas no formulário de credenciamento disponível no portal da Rede BIONORTE (www.bionorte.org.br) e anexando os documentos requeridos em formato PDF, com tamanho máximo de 5 megabytes cada.

A homologação das inscrições será realizada até o dia 16 de abril de 2024, com os resultados sendo divulgados na página eletrônica do PPG-BIONORTE (www.bionorte.org.br).

O resultado final do processo de credenciamento será anunciado até o dia 10 de junho de 2024, também na página eletrônica do programa.

De acordo com a coordenadora da Rede do estado do Maranhão, professora Alana Lislea de Sousa, “a Uema integra o Programa de Pós-Graduação da Rede da Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal – BIONORTE que congrega Instituições da Amazônia Legal, com o objetivo de acelerar a formação de recursos humanos e integrar competências para o desenvolvimento de projetos de pesquisa e inovação, com foco na biodiversidade e biotecnologia, visando gerar conhecimentos, processos e produtos que contribuam para o desenvolvimento sustentável da Amazônia Legal. Esta rede foi instituída no âmbito do Ministério da Ciência e Tecnologia pela Portaria MCT nº 901, de 04.12.2008 e congrega nove estados brasileiros e mais de 40 Instituições entre públicas e privadas. No Maranhão além da UEMA, fazem parte a UFMA, e o UNICEUMA, e mais recentemente passou a integrar a rede a UEMASUL e o IFMA, no processo de interiorização da Rede, podendo se inscrever os docentes com vínculo com estas instituições. Nessa primícia o BIONORTE lança edital de credenciamento de novos docentes que estará aberto de 11 de março a 12 de abril de 2024 diretamente no site (bionorte.org.br)”.

O edital de credenciamento de novos docentes estará aberto de 11 de março a 12 de abril de 2024 diretamente no site (bionorte.org.br), representando uma oportunidade imperdível para pesquisadores interessados em contribuir com o desenvolvimento científico e tecnológico da região.

Acesse o edital AQUI.

Por: Karla Almeida