Conheça a Editora Uema, que já lançou mais de 260 obras científicas maranhenses
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 7 de março de 2024
Fundada em 2006, a Editora da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) tem por finalidade primordial a disseminação da produção científica da própria instituição, resultantes das suas atividades de ensino, pesquisa e extensão, voltadas para o desenvolvimento científico, econômico, social e intelectual do Maranhão.
A editora completa 18 anos em 2024, na expectativa de continuar contribuindo para o desenvolvimento cultural e editorial da Uema e do Estado do Maranhão. Segundo a chefe da divisão de editoração, Jeanne Ferreira, a Editora Uema conta com uma vasta produção literária que dispõe de aproximadamente 260 títulos publicados entre livros impressos, e-books, manuais e mapas, sendo estes em sua maioria de autoria de docentes da Uema, além de parcerias com outras instituições ou co-edições com autores externos.
“Ao disseminar a produção científica da instituição, a Editora Uema estimula a produção de docentes, técnicos, pesquisadores e discentes. Diferente de editoras não institucionais, a editora da Uema possui uma “função cultural”, além de exercer um papel de extensão do ensino e da pesquisa objetivando ser um elo entre os canais geradores do saber na universidade. Representa apoio aos projetos e pesquisas dos docentes e discentes da Uema, tendo a missão de compartilhar com toda a comunidade a produção científica da universidade”, expressou a chefe da divisão.
Serviços oferecidos
Além de elaborar tecnicamente, editar e co-editar trabalhos de interesse da instituição, de natureza científica, didática, técnica, literária, artística e aprovados pelo Conselho Editorial, a Editora Uema divulga e distribui obras editadas, promovendo as atividades de ensino, pesquisa e extensão.
Saiba como publicar na Editora Uema
Como ter acesso às obras disponíveis
O catálogo de livros digitais está disponível para acesso no site da Editora Uema. Já as obras impressas podem ser encontradas na livraria da Editora Uema, localizada no prédio do Curso de História no Centro Histórico de São Luís.
Tais obras abrem espaço tanto para difusão das pesquisas realizadas pela Uema, quanto para oportunizar a universidade a apresentar à sociedade suas produções em várias áreas de conhecimento.
Por: Karolynne Sodré