PPG Uema: Planejamento Estratégico 2024 é pauta em reunião que celebra avanços de 2023

Por em 22 de janeiro de 2024

Na última sexta-feira à tarde e hoje pela manhã, a equipe da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PPG) da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) reuniu-se na sala de reuniões da PPG para discutir e apresentar o planejamento estratégico para o ano de 2024, fundamentado nas realizações e conquistas de 2023.

A reunião, que contou com a presença do gabinete da Pró-Reitoria, bem como todas as coordenações de pós-graduação de pesquisa, a coordenação do Proqualit e a coordenação do programa Primeiros Passos na Ciência, teve como objetivo central revisar e projetar ações considerando tanto os avanços quanto os desafios enfrentados no ano anterior.

Segundo o pró-reitor da PPG, Marcelo Cheche, o ano de 2023 foi marcado por conquistas significativas. Entre os destaques, a aprovação de quatro novos cursos de pós-graduação: o doutorado em Geografia, o doutorado da Rede Renoen, o mestrado em Saúde da Família, com sede em Caxias, e o mestrado em Produção Animal.

Além disso, Marcelo Cheche enfatizou o esforço da equipe em submeter oito novas propostas de mestrado e doutorado à avaliação da Comissão de Avaliação e Acompanhamento de Programas de Pós-Graduação (Capes). Três dessas propostas são de doutorado e cinco de mestrado, todas originárias da Uema. Outras três participações em redes ou associações, lideradas por instituições parceiras, foram também encaminhadas.

A reunião abordou ainda questões orçamentárias e o ritmo de expansão da Pró-Reitoria, considerando o contexto econômico e as demandas para o futuro. Foi feito um balanço minucioso das atividades desenvolvidas no âmbito da coordenação de pesquisa, incluindo projetos de Iniciação Científica (IPBIC) e bolsas de Primeiros Passos.

Com base nesse retrospecto, a equipe da PPG Uema delineou o planejamento para 2024, visando consolidar as conquistas e promover o crescimento contínuo da pesquisa e pós-graduação na universidade. A expectativa é que essas iniciativas contribuam não apenas para o fortalecimento acadêmico, mas também para o avanço da produção científica e tecnológica no estado do Maranhão.

Por: Karla Almeida