Campus Grajaú recebe doação de livros do Ministério Público e do Poder Judiciário

Por em 17 de janeiro de 2024

O Campus Grajaú da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) formalizou, nessa terça-feira (16), uma importante aquisição de livros para os alunos do curso de Direito, frutos de um Acordo de Não Persecução Penal (ANPP). Com o recebimento das obras, será possível ampliar o acesso da comunidade acadêmica ao conhecimento jurídico, possibilitando que os alunos tenham materiais de estudo relevantes para complementar sua aprendizagem teórica e prática.

“Levamos a ideia ao Ministério Público e Poder Judiciário, e prontamente essa ideia foi aceita. Imediatamente, a parceria foi construída e logo colhemos os frutos. Hoje, estamos aqui para agradecer, juntamente com nosso Magnífico Reitor, Prof. Walter Canales, Diretor do Curso, Prof. Rômulo, professores e acadêmicos do Curso de Direito, ao Dr. Francisco Milhomem (Ministério Público) e Dr. Alexandre Magno (Poder Judiciário), por esta nossa nobre parceria cujo objetivo é construir nosso acervo bibliográfico e, consequentemente, o engrandecimento intelectual de nossos acadêmicos do curso de Direito. A cada obra que recebemos, nossos alunos e professores, automaticamente, se motivam. É uma valiosa contribuição que tem uma força simbólica e muito grandiosa, uma vez que nossa universidade luta constantemente em prol dos nossos acadêmicos”, celebrou a Diretora do Campus Grajaú, Ana Rita Bezerra.

O reitor da Uema, Prof. Walter Canales, também esteve presente em Grajaú e refletiu sobre como essa aquisição fortalece o aprendizado dos acadêmicos.

“Esses livros irão proporcionar uma melhor formação para essa turma que depois retorna com a sua qualificação, com o seu bacharelado para ajudar aos que mais necessitam de justiça. Essa iniciativa fortalece a comunidade acadêmica e demonstra o apoio à educação superior. Espero que essa ação traga muitos benefícios aos estudantes e que possam aproveitar ao máximo o conhecimento contido nessas obras”, comentou o reitor.

Entre os títulos doados, está o livro “Direito Constitucional”, escrito por Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

“O que estamos vivenciando aqui, não é meramente uma doação de livros, mas, sim, um selo, um acordo, um compromisso institucional junto aos entes públicos para que o Curso de Direito da Uema seja fortalecido, já que esses livros são ferramentas essenciais para a formação de profissionais qualificados e atualizados, além de serem fundamentais para o desenvolvimento da pesquisa e do pensamento crítico no campo do Direito”, comenta o Pró-reitor da Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (Proplad).

Outro título presente no acervo recebido é “Curso de Direito Constitucional Contemporâneo: Os Conceitos Fundamentais e a Construção do Novo Modelo”, escrito por Luís Roberto Barroso, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).

“Tudo isso que estamos vivenciando hoje, além do ineditismo, já que não ouvi ainda em outra localidade, para nós que acompanhamos destinação de verbas do poder judiciário com o ministério público, a destinação para esse tipo de ação, como doação de livros para o ensino superior. Hoje a palavra é agradecimento, tanto ao ministério público quanto ao poder judiciário, pois o que estamos vendo é um caso de sucesso, que pode ser repetida para todos os outros Campi da Uema, não apenas para o Curso de Direito, mas também outros cursos”, comenta Adolfo Testi, procurador da Universidade Estadual do Maranhão.

Confira a lista das novas aquisições do acervo bibliográfico do Curo de Direito do Campus Grajaú:

1. Manual do Direito Civil ano 2022, vol. Único 6º edição revista, ampliada e atualizada
    2. MORAES, Alexandre. Direito Constitucional 39º Edição, revista atualizada e ampliada
    3. Nader, Paulo. Filosofia do Direito, (28º, edição, editora forense)
    4. GARCIA, Gustavo Felipe Barbosa. Introdução ao estudo do direito: Teoria do direito, didática diferenciada (8º ed. Revista ampliada e atualiza, editora: Jus PODIM.
    5. MALUG, Sahid. Teoria Geral do Estado, vol.1, 35º, São Paulo: Saraiva, 2018.
    6. NORBERT, Rouland. Nos Confins do Direito. Ed 2008.
    7. Curso de Direito Constitucional Contemporâneo, 11 Ed. 2023.
    8. Metodologia Científica: Ciência, ensino e pesquisa, 3º edição, São Paulo
    9. DINIZ, Maria Helena, Teoria Geral do Direito Civil. Vol. 1, 40* ed., São Paulo: Saraiva, 2023
    10. FARIAS, Cristiano, ROSENVALD, Nelson, NETTO, Felipe Braga, Teoria do Direito Civil: Parte Geral e LINDB vol.1, 21ed. Salvador, Juspodivm, 2023.
    11. MARIN, de Andrade Marcone e MARL, Eva. Fundamentos de Metodologia Cientifica. Lakatos, 9 ed. São Paulo, Atlas, 2021.
    12. FERREIRA, Guilherme Cesar. A Ontologia Política de Heidegger.

Por: Gabrielle Siebra

Fotos de Luis Paulo Sousa