Uema em Ação: Destaques sustentáveis e ambientais desenvolvidos pela AGA em 2023


Por em 9 de janeiro de 2024



                                                           

Em 2023, a Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio da Superintendência de Gestão Ambiental (AGA), desenvolveu diversos projetos que atuaram na produção e capacitações, informações e recursos voltados para a preservação e sustentabilidade ambiental. Suas iniciativas abrangeram desde pesquisas até práticas de gestão que visam contribuir para o equilíbrio entre o desenvolvimento acadêmico e a conservação ambiental. 

A Superintendência de Gestão Ambiental (AGA) instituída em 2015 e chamada inicialmente de Assessoria de Gestão Ambiental, tem como meta desenvolver um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) que envolva todos os segmentos da Universidade na resolução de problemas socioambientais da IES. Por meio do desenvolvimento da consciência ecológica e do envolvimento dos diferentes setores, acredita-se ser possível incorporar ações que possam levar à consolidação de hábitos sustentáveis e necessários para uma melhor qualidade de vida e conservação do ambiente.

A Uema/AGA participou ativamente de diversos eventos, publicações e editais. No âmbito dos eventos realizados em 2023 voltados para a disseminação de conhecimento ambiental, destacam-se: Roda de Conversa: A vida pede equilíbrio; Semeando ideias; Webnários; e Semana do Meio Ambiente (SEMEIA) 2023. A SEMEIA se destacou como um evento que visou discutir temas atuais voltados à conservação dos recursos hídricos e energéticos; eliminação de materiais tóxicos e perigosos; redução da quantidade e toxicidade de todas as emissões e resíduos; e redução do impacto ambiental para a saúde humana. O evento contou com o total de 767 inscritos de 72 Cidades/ Municípios, sendo mais de 8 estados da federação participante, e houveram, também, 45 resumos expandidos submetidos no boletim informativo do evento. Na Semeia Jovem, participaram 143 alunos e 4 escolas, tendo atividades do Clubinho Cofauma, trilha agroecológica, laboratório de entomologia e oficina de mudas.

Alguns dos eventos em que a Uema/AGA também esteve presente por meio de estandes, palestras, oficinas, rodas de conversa, apresentação de trabalhos, e outros, foram: Agrobalsas; Expoema; participação na 38ª Reunião Nordestina de Botânica (RNB); VI Workshop Women in Science: Knowledge Transfer between the UK and Brazil, sendo a IES representada pela Profª Drª Andrea Araújo do Carmo, que ministrou a palestra “Interseccionalidade na Universidade do Estado do Maranhão (UEMA): Primeiros Passos e Desafios”. A Superintendência também marcou presença no 1º Encontro UFMS Sustentável, realizado na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, teve participação no 6º Workshop UI GreenMetric, no Criança Engenharia 2023 e no II Simpósio de Gestão Ambiental Desenvolvimento Sustentável: objetivos e possibilidades, consolidando seu papel ativo e colaborativo em eventos de relevância nacional e internacional, além disso, participou também da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Imperatriz.

A Superintendência de Gestão Ambiental (AGA) anunciou também a divulgação de editais, visando promover a participação ativa da comunidade acadêmica e científica. Estes editais envolvem: Selo Boas Práticas; Aluno voluntário; e Avançando para a Sustentabilidade.

O “Selo Boas Práticas” é um processo de premiação como forma de reconhecimento da Gestão Superior da Uema das práticas sustentáveis no Campus São Luís, Centro Histórico e Campi, realizadas pelos gestores, servidores, docentes e discentes, além de propor visibilidade das ações desenvolvidas na instituição.

O edital “Avançando para a Sustentabilidade” foi lançado como forma de fomento às ações de sustentabilidade da Uema, para proporcionar a participação da comunidade acadêmica no desenvolvimento de projetos de sustentabilidade nos campi. O edital teve o valor de R$ 380.000,00 (trezentos e oitenta mil reais) e um total de 20 projetos aprovados.  

Além dos eventos e editais, a AGA também fez publicações de boletins e livros informativos, sendo estes últimos voltados para as seguintes temáticas: Guia ambiental sobre os resíduos sólidos urbanos: nosso lixo de cada dia; atividades pedagógicas para uma educação sustentável; caminhos para a saúde planetária: o que podemos fazer?; Educação Superior na (pós)pandemia (Como era? Como tem sido? Como será); Defensivos Naturais: cultivos saudáveis e sustentáveis.

As ações e os projetos seniores da AGA mantiveram-se ativos, sendo programas educacionais e iniciativas de conscientização, desta forma consolidando o papel da universidade na promoção da sustentabilidade e na busca por soluções duradouras para desafios ambientais. Dentre as ações contínuas, destacam-se: 

Sala Verde

O projeto Circuito Sala Verde Campus São Luís visa estabelecer relações interinstitucionais com os mais diferentes níveis de ensino (fundamental, médio, superior, técnicos e afins) dando a oportunidade de conhecer e multiplicar as ações ambientais desenvolvidas na IES, assim como também de participação de visitas multidisciplinares nos centros de ciências na universidade, envolvendo nos seus diversos cursos de graduação e pós-graduação.  Em 2023, houveram no total 31 circuitos, onde mais de 780 pessoas participaram, entre eles, alunos, professores, técnicos, administrativos e comunidade geral, tanto da capital quanto do continente.

Circuito Tela Verde

O Circuito Tela Verde é uma iniciativa que visa divulgar e estimular atividades de Educação Ambiental, por meio da produção audiovisual independente, material esse disponibilizado pelo Ministério do Meio Ambiente. A utilização desse recurso audiovisual é executada em eventos oficiais dessa instituição (SEMEIA JOVEM, Semana Acadêmica, MACCBIO, Criança Engenharia) como também o material pode ser ofertado assim que solicitado, via AGA.

Resíduos orgânicos

A Superintendência de Gestão Ambiental em parceria com o Restaurante Universitário/RU, Fazenda Escola de São Luís, Pró-Reitoria de Infraestrutura/PROINFRA e Núcleo de Ruminantes realizam o projeto de Aproveitamento de Resíduos Orgânicos no RU. O projeto tem ação anual de acompanhamento dos resíduos oriundos do restaurante, do qual é espaço de visitação para a comunidade acadêmica e outras IES.  No ano de 2023, foi recolhido cerca de 3.382 (kg.ano-1) de material orgânico proveniente da cozinha, que foi destinado para produção de cerca de 1.600 (kg.ano-1) de adubo orgânico e produzidas mais de 1.300 mudas em exposições interna e externas da UEMA.

Gestão dos Resíduos Perigosos

Ações de sensibilização e capacitações voltadas ao adequado gerenciamento de Resíduos Químicos, Biológicos e Perfurocortantes nos Campi: entre as atividades desenvolvidas foram disponibilizadas cartilhas, aplicação de questionários e formulários, adesivagens dos laboratórios e acompanhamento do descarte dos resíduos passivos e ativos nos Campi. Todas as ações foram realizadas em parceria com servidores, docentes, gestores, bolsistas e voluntários de iniciação científica e de extensão, vinculados à Superintendência de Gestão Ambiental da Uema. A AGA orienta todos que estão diretamente relacionados à geração destes resíduos, que sejam descartados adequadamente nos recipientes de coleta, para que possam receber o tratamento necessário. No decorrer do ano de 2023 foram recolhidos aproximadamente 155 mil kg de resíduos perigosos.

Gestão de Água e Energia

Foram realizadas ações que sensibilizam o consumo consciente dos recursos naturais, buscando otimizar e combater o desperdício dos Recursos Hídricos e Energéticos da Universidade Estadual do Maranhão. Na Uema, buscamos gerir corretamente estes dois recursos, trabalhando a sensibilização e estimulando o gerenciamento eficiente, em parceria com as Pró-Reitorias, Gestores de Centros e de Cursos, servidores e toda comunidade acadêmica. Uma das ações com resultados de destaque no ano, foi a colagem de 1.700 adesivos destinados à conscientização do uso de água e energia;

Resíduos recicláveis

O projeto “Assuma seu Resíduo”, em parceria com a PROINFRA, Prefeitura de Campus, juntamente com a LSL Locações e Serviços LTDA, no ano de 2023 realizou 24 coletas, recolheu mais de 10.284 mil kg de resíduos recicláveis (papel, plástico, metal e PET) que foram destinados ao ECOPONTO localizado dentro da IES, que beneficia 23 famílias da cooperativa de reciclagem de São Luís/COOPRESL;

Certificações

No tocante às certificações, a Uema, por meio da AGA, em 2023, ficou em 35º lugar no UI GreenMetric World University Ranking, recebeu certificado por cumprir as diretrizes do ranking mundial. Manteve também o Selo A3P por executar com êxito os eixos da Agenda Ambiental na Administração Pública no ano de 2022.

Conhecendo mais as ações

A AGA utilizou das redes sociais, como o Instagram (@AGA.Uema) e para realização de campanhas mensais de sensibilização e divulgação de suas ações.

Foram produzidos e distribuídos mais de 500 Ecokits em eventos.

Recebemos do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), 11 alunos para realização de estágios extracurriculares, onde puderam vivenciar a produção de EcoKits, ações de projetos desenvolvidos pela Superintendência, assim como momentos de estudos pelas capacitações mensais.

Por: ASCOM/Uema



Últimas Postagens