II Seminário Internacional na Uema fortalece vínculos entre Pesquisadores e Comunidades Amazônicas

Por em 21 de dezembro de 2023

No período de 9 a 12 de dezembro de 2023, o auditório do Prédio do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) foi palco do II Seminário Internacional “Centro de Ciências e Saberes, trabalho etnográfico e cartografia social”. O evento destacou-se por apresentar a rede de relações que existe entre pesquisadores do Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia (PNCSA) e professores do Programa de Pós-Graduação em Cartografia Social e Política da Amazônia (PPGCSPA), juntamente com representantes de povos e comunidades tradicionais e movimentos sociais da Amazônia.

Este seminário, uma realização do PPGCSPA, estava previsto como atividade de trabalho do projeto “Revitalização e Instalação de Museus Vivos na Amazônia”, aprovado em 2022 pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O evento reforçou os vínculos de pesquisa estabelecidos com representantes de povos e comunidades tradicionais, especialmente os curadores das autodesignadas “novas coleções” de povos indígenas e comunidades quilombolas, que são apresentadas ao público em unidades sociais localizadas na Amazônia.

O II Seminário Internacional marcou uma década de trabalho de pesquisa com as novas coleções, iniciada com o projeto aprovado pelo CNPq em 2013, intitulado “Centro de Ciências e Saberes, experiências de criação de museus vivos na afirmação de saberes e fazeres representativas dos povos e comunidades tradicionais” (2013-2017).

A abertura do evento foi conduzido pelo Grupo Musical “Encontro dos Quilombos” da comunidade quilombola de Jauari do Erepecurú, Pará, oferecendo uma experiência cultural enriquecedora aos participantes. As expressões musicais e performances artísticas antecederam as mesas redondas, marcando o início das discussões sobre temas relevantes para a pesquisa e o projeto em questão.

O Projeto “Revitalização e Instalação de Museus Vivos na Amazônia” é uma iniciativa colaborativa que reúne professores e pesquisadores de diferentes instituições de ensino superior da Amazônia, destacando-se a participação ativa da UEMA, UEA, UFAM e UFPA. O PPGCSPA conta com o envolvimento de oito doutores, incluindo os coordenadores Alfredo Wagner, Cynthia Martins e Rosa Acevedo, além de Patrícia Portela, responsável pela coordenação das atividades de pesquisa.

Esse projeto permite a participação de inúmeros pesquisadores ligados ao PNCSA e ao PPGCSPA, tanto como mestres e mestrandos quanto como doutorandos de Programas de pós-graduação de outras universidades públicas da Amazônia. Dois doutorados desenvolvidos na UFAM seguem a mesma direção, juntamente com dissertações de mestrado e Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) do curso de Ciências Sociais da Uema, que abordam a experiência dos Centros de Ciências e Saberes (CCSs).

Essas experiências de pesquisa estabelecem as condições para a formação acadêmica de mestrandos do PPGCSPA como pesquisadores, mantendo vínculos de pesquisa com egressos do programa, assegurando uma conexão valiosa com diferentes instituições de ensino superior na Amazônia. O II Seminário Internacional representa mais um passo significativo nesse caminho de integração entre academia, comunidades e saberes tradicionais na Amazônia.

Por: Karla Almeida