Reitor da Uema participa da reunião do Conselho Universitário do Maranhão na SECTI

Por em 20 de dezembro de 2023

O reitor da Universidade Estadual do Maranhão – Uema, professor Walter Canales participou, na tarde desta quarta-feira, 20, da 2ª Reunião Ordinária do Conselho Universitário do Maranhão – Conuni, realizado no prédio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação – Secti, no Calhau.

A reunião foi presidida pela secretária da Secti, Natássia Weba Cutrim, e contou com a participação da secretária adjunta da Secti, Wasti Cunha; da reitora da UemaSul, Lucélia Gonçalves; da representante da Ufma, Flávia Nascimento; da Fapema, Cristiano Capovilla; do Imesc, Dionatan Carvalho; do Iema, Cricielle Aguiar; da Sedepe, Carlos Filho; e da Apruema, Iran Passos.

Durante a reunião, foram discutidos assuntos, como: a realização da Conferência Estadual de Ciência e Tecnologia, que será realizada em São Luís, no dia 21 de março de 2024, seguida da apresentação da Carta de Mossoró, pelo reitor Walter Canales, o Financiamento das Universidades e Assistência Estudantil, entre outros.

O reitor esclareceu que as reuniões do Conselho Universitário do Maranhão são importantes porque visam criar um entendimento entre todas as universidades, dando, assim, uniformidade às ações do Governo do Estado com o ensino superior. “Esta integração das universidades com o Governo, por meio da Secti, tem essa validade para que as ações e os recursos possam ser otimizados”, disse o professor.

A secretária ressalta que a reunião do Conuni foi um encontro de extrema importância para a ciência, tecnologia e inovação do Maranhão. Para ela, as discussões travadas durante o evento reforçaram a necessidade de somar forças em prol do avanço desses setores estratégicos. “A presença e colaboração de todos os participantes engrandeceu essas discussões e evidenciou que, juntos, somos capazes de impulsionar o crescimento do nosso estado. Essa união de esforços nos motiva a acreditar que podemos construir um futuro brilhante e repleto de conquistas na área da ciência e tecnologia”, acredita.

Por Alcindo Barros

Fotos: Rafael Carvalho