Estudantes de Medicina da Uema se destacam em Congresso Internacional com apresentação sobre Inteligência Artificial no Diagnóstico de Câncer de Pele

Por em 19 de dezembro de 2023

Estudantes do 5º período do Curso de Medicina da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Campus Caxias, conquistaram o reconhecimento e a 2ª colocação na categoria de melhor apresentação oral durante o VIII Congresso Internacional Médico Acadêmico do Maranhão (COIMAMA). O evento, que reuniu centenas de profissionais e estudantes da área de saúde, ocorreu no Multicenter Sebrae, em São Luís.

A premiação destacou o trabalho desenvolvido pelo aluno Aluizio de Freitas Carvalho Filho e pelas alunas Maria Gabriela de Carvalho Trindade e Ariadna Rebeca dos Santos Campos, intitulado “INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO DIAGNÓSTICO DE CÂNCER DE PELE”. O projeto teve como proposta principal empregar uma ferramenta gratuita de inteligência artificial (IA) para o reconhecimento de lesões de pele.

A equipe utilizou 500 imagens dermatoscópicas aleatórias de lesões disponíveis no repositório de dados de pesquisa Harvard Dataverse, que conta com um acervo de 10 mil imagens de lesões dermatológicas. Após o treinamento da IA, ela foi submetida a testes para reconhecer imagens inéditas e classificar as lesões em malignas ou benignas, alcançando uma eficiência notável de 88% na precisão diagnóstica.

Maria Gabriela ressaltou a importância do trabalho ao abordar uma temática relevante, demonstrando como a tecnologia pode ser crucial no diagnóstico clínico do câncer de pele. A apresentação do trabalho em um congresso de destaque e a conquista do prêmio contribuíram significativamente para a disseminação dessa temática, além de enriquecer o currículo dos acadêmicos e aprimorar suas habilidades de oratória.

Aluizio de Freitas Carvalho destacou a importância da participação em eventos de grande relevância na área de saúde para o avanço das atividades de ensino e pesquisa na Uema. Ele ressaltou que a troca de conhecimentos e a formação de parcerias fora dos limites da universidade oferecem oportunidades valiosas para os acadêmicos e para a instituição como um todo.

O COIMAMA, que une profissionais de diversas áreas da saúde, buscou fortalecer a educação médica no Maranhão, alinhando-a ao desenvolvimento científico-tecnológico global. O evento contou com a participação de representantes de várias instituições, como UFMA, CEUMA, UNDB, ITPAC, FAMEAC e PITÁGORAS, evidenciando sua importância como um dos maiores eventos da área no Estado.

A iniciativa, promovida pela Associação dos Estudantes de Medicina do Maranhão e organizada por discentes de medicina maranhenses, reforça o compromisso da comunidade acadêmica em buscar o conhecimento, promover inovações e contribuir para o avanço da saúde no estado.

Por: Karla Almeida