SRI realiza nona edição do Café Internacional; veja como foi

Por em 19 de dezembro de 2023

A Superintendência de Relações Internacionais da Universidade Estadual do Maranhão realizou na última quinta-feira, dia 14 de dezembro, a nona edição do Café Internacional; evento voltado para discutir a temática de internacionalização com a comunidade acadêmica e o público geral. O encontro aconteceu no Centro Caixeral, prédio dos cursos de Relações Internacionais e Direito, localizado no coração do Centro Histórico de São Luís.

Sobre o evento, o Superintendente de Relações Internacionais, Prof. Dr. Silas Nogueira de Melo, agradeceu a presença da mesa e da equipe, ressaltando que “esse ano foi um ano cheio de desafios, tivemos algumas limitações, mas também muitas conquistas. Gostaria de agradecer o meu time que está aqui, trabalharam bastante nos bastidores. São pessoas que não aparecem, mas muito obrigado a todos vocês”. Ele também citou algumas das conquistas obtidas durante o ano de 2024, com o curso de Português para estrangeiros, a resolução que concede auxílio financeiro para estudantes estrangeiros e a certificação da UEMA como posto aplicador do Celpe-bras.

Estiveram presentes na mesa de abertura o Reitor da Universidade Estadual do Maranhão, Prof. Dr. Walter Canales Sant’Anna; a Prof. Dra. Hermeneilce Wasti Aires, secretária adjunta da Ciência, Tecnologia e Informação do Estado do Maranhão; o Prof. Dr. Marcelo Cheche Galves, Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UEMA; a Profa. Dra. Ilka Márcia Ribeiro de Souza Serra, Pró-Reitora de Extensão e Assuntos Estudantis da UEMA; o Prof. Dr. Thiago Allison Cardoso de Jesus, diretor do curso de Relações Internacionais da UEMA; a Profa. Me. Efigênia Magda De Oliveira Moura, coordenadora do Polo São Luís da UNABI; Antonio Nunes, Assessor de Projetos e Relações Internacionais da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e Programas Estratégicos do Maranhão; além, claro, do Superintendente de Relações Internacionais.

Durante sua fala na abertura, o Professor Walter Canales falou sobre a internacionalização na UEMA que “Nós temos a extensão, nós temos o ensino, nós temos esses alunos que estão chegando à universidade, alunos provenientes do exterior. Temos nossos alunos que estão indo para o exterior. Essa troca é essencial para nossa universidade, para que possamos, em todas as áreas, interagir com outros países, alunos e professores”.

O evento contou com a mesa redonda “Política Linguística e Internacionalização no Maranhão”, que teve os discursos dos diretores de internacionalização da UFMA, Prof. Dr. Francisco Sávio Mendes Sinfronio; e do IFMA, Prof. Dr. Vilton Soares de Souza, onde os dois falaram um pouco de como a internacionalização e a questão linguística é abordada na gestão de suas instituições. A mesa foi mediada pela Chefa da Divisão de Mobilidade Internacional da SRI, Stefanie Zerba Monteiro.

Além disso, tivemos também a palestra “Experiências de Pesquisa e Vivências no Exterior”, ministrada pelo Prof. Dr. Marcelo Cheche Galves e mediada pela Chefa da Divisão de Cooperações Internacionais, Ana Carolina Silva Lima; e a palestra “Ecossistema em Relações Internacionais: práticas exitosas e desafios para o hoje”, ministrada pelo Prof. Dr. Thiago Allison Cardoso de Jesus, que concluiu a programação do evento.

Durante o Café Internacional, a UEMA também recebeu o selo “Amigo da Pessoa Idosa”, concedido pelo Conselho Municipal da Pessoa Idosa. O reconhecimento vem em luz do trabalho realizado com o Programa de Formação Continuada Universidade Aberta Intergeracional (UNABI). A cerimônia contou com apresentação do coral de “Vozes da UNABI”.

SESSÃO INTERNACIONAL

Na manhã do dia 14 de dezembro também foi realizada a IV Sessão Internacional, evento realizado desde 2020 que tem por objetivo criar experiência de apresentação de trabalhos em um segundo idioma, no caso o inglês. Nesta edição foram submetidos mais de 30 trabalhos para apresentação em inglês, divididos em cinco grupos. Veja aqui quem foram os professores avaliadores deste ano.

Por Lucas Corrêa – SRI/UEMA