Uema realiza consulta pública em Caxias sobre a “Elaboração do Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Itapecuru”

Por em 29 de novembro de 2023

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio do Núcleo Geoambiental da Uema (NUGEO), em convênio com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF), realizou na manhã desta terça-feira (28), a segunda consulta pública nos municípios das regiões hidrogeográficas do Rio Itapecuru sobre a “Elaboração do Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Itapecuru”.

O segundo município a receber a ação foi Caxias, situada na região hidrogeográfica do médio curso do Rio Itapecuru, que contou com a presença de representantes do poder executivo municipal, de algumas prefeituras do entorno de Caxias e também professores da universidade.

“Todos os presentes opinaram de forma positiva e indicaram ações futuras para a recuperação de áreas degradadas. Há indicações de estreitamento de relações com a universidade entre os representantes presentes na consulta pública”, comenta o coordenador do convênio, o Prof. Dr. Luiz Jorge Dias.

O encontro é fundamental considerando a necessidade de participação popular na construção de instrumentos de planejamento territorial, considerando a viabilidade de divulgação de resultados técnico-científicos referentes à “Elaboração do Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Itapecuru”, conforme preconizado pela Lei Federal n.º 9.433, de 8 de janeiro de 1997, que estabeleceu a Política Nacional de Recursos Hídricos.

Por: Gabrielle Siebra

Fotos: Luís Paulo