Programa Ensinar da Uema: Transformando vidas através da Formação Docente

Por em 24 de novembro de 2023

Em outubro de 2016, a Universidade Estadual do Maranhão (Uema) lançou o Programa Ensinar, uma iniciativa que visa formar professores capacitados para atuar na educação básica, promovendo uma abordagem interdisciplinar e fundamentada em valores éticos, linguísticos, estéticos e políticos do conhecimento. Desde então, o Ensinar tem desempenhado um papel fundamental na promoção da formação docente no Estado do Maranhão.

Em 2023, o Programa Ensinar celebra a formação de 1043 profissionais em 17 municípios, marcando uma expansão significativa desde seu início. Os formandos são provenientes dos polos que iniciaram em 2018, além de alguns remanescentes de 2017, evidenciando a continuidade do impacto positivo do programa ao longo dos anos.

Atualmente, o Ensinar está presente em 28 polos distribuídos em 17 municípios do Maranhão, oferecendo cursos em diversas áreas: Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, e Pedagogia.

O objetivo primordial do Programa Ensinar é atender às demandas crescentes na formação docente para a educação básica, contribuindo para a melhoria dos indicadores sociais e educacionais do Estado do Maranhão. Além disso, busca proporcionar aos futuros educadores uma formação completa, abrangendo não apenas aspectos profissionais, mas também valores pessoais.

Desde sua implantação em 2016, o Programa Ensinar tem cumprido sua missão, impactando positivamente a vida de milhares de estudantes em diversos polos que oferecem cursos. Ao longo de sua trajetória, o programa evoluiu, sucedendo outros programas de formação docente, como o Programa de Capacitação Docente (PROCAD), o Programa de Qualificação Docente (PQD) e o Programa Darcy Ribeiro, que deu lugar ao Ensinar em 2016.

O reitor da Uema, Walter Canales, destaca a importância desse programa especial na oferta de cursos, ressaltando que ele representa uma maneira estratégica de levar o ensino superior gratuito a um maior número de maranhenses. “A formação de professores é uma missão crucial para o desenvolvimento dos cursos da educação básica, alinhando-se aos objetivos de desenvolvimento do governo Carlos Brandão”, afirma o reitor.

O Programa Ensinar da Uema continua a desempenhar um papel vital na transformação de vidas, cumprindo sua missão de capacitar educadores e contribuir para o avanço educacional e social do Estado do Maranhão.

Por: Karla Almeida