Uema assina parceria com Secretaria de Estado do Turismo para implantação de cursos a distância

Por em 7 de novembro de 2023

A Universidade Estadual do Maranhão – Uema, por meio do Núcleo de Tecnologias para Educação – Uemanet, assinou, na tarde desta terça-feira, 7, no Campus Paulo VI,  com a Secretaria de Estado do Turismo – Setur, o Termo de Cooperação Técnica para a implantação de cursos a distância na área do turismo.

Conforme o Termo, são três cursos a serem implantados: Roteirização Turística no Maranhão (40h); Turismo de Base Comunitária (40h); e Condução de Visitantes em Ambientes Naturais (40h), que estarão à disposição dos candidatos com vocação na área.

Nesse primeiro momento, os cursos em questão, que funcionarão no formato a distância, a partir do ano que vem, são direcionados a gestores públicos do Turismo, gestores e colaboradores de hotéis, agências de viagens e receptivos, guias de turismo, condutores de passeios e artesãos.

O reitor Walter Canales considerou a cerimônia muito proveitosa, tendo em vista unir a Universidade Estadual do Maranhão e a Secretaria de Turismo do Estado na assinatura de um acordo em que se realiza um grande trabalho de capacitação de técnicos para atuar em vários municípios na recepção do cidadão que pretende visitar o estado do Maranhão. “É muito importante não apenas ter as belezas naturais, mas também pessoal preparado para receber o turista que vem usufruir desse precioso segmento em nosso estado”, comentou o professor Walter.

De acordo com a secretária Maria do Socorro Araújo, o Governo, através da Setur, já está presente em 9 polos no estado, abrangendo 58 municípios, visando o aprimoramento de habilidades e competências dos profissionais que atuam nas atividades turísticas, aqueles que fazem parte do Mapa do Turismo no Maranhão.

Para ela, a parceria com o Uemanet traz uma nova oportunidade para esses profissionais, e a principal vantagem é a possibilidade do aluno acessar o ambiente virtual de sua própria casa, por meio de seu smartphone ou computador.

Motivada pela participação da universidade na parceria, a coordenadora do Uemanet, professora Lígia Tchaicka, explicou que é muito importante a assinatura desse Termo, “porque vamos unir a nossa expertise em educação a distância às experiências da Setur em turismo, bem como juntar esforços para promover essa atividade que já é tão forte no Maranhão, além de alavancar novas regiões para a inclusão de mais municípios”, frisou Lígia. E acrescentou, ressaltando que a Uema vai contribuir com a Setur na produção de todos os conteúdos e desenhos pedagógicos das disciplinas na profusão das vieoaulas.

Marcaram presença no evento, o presidente da Instância de Governança do Polo São Luís e secretário Municipal de Turismo de Paço do Lumiar, Benedito Amado dos Santos Pires Filho; o presidente da Instância de Governança do Polo Lagos e Campos Floridos e secretário de Turismo de Pinheiro, Jovane Melo Amorim; o superintendente de Qualificação Profissional da Setur, Antonio José de Castro Filho; os prefeitos dos municípios de Governador Edison Lobão, Geraldo Braga; e o de Guimarães, Osvaldo Gomes, além de secretários municipais de turismo de todo o estado.

Pelo programa desenvolvido pela Setur – Mais Qualificação e Turismo – já são mais de 16 mil profissionais qualificados.

Por Alcindo Barros

Fotos: Rafael Carvalho